EUA fecham espaço aéreo para voos russos

Em primeiro discurso de Estado da União, presidente americano diz que Putin errou cálculo ao iniciar guerra na Ucrânia.

EUA fecham espaço aéreo para voos russos
“Ele sabe que está isolado como jamais esteve”, diz Biden (Crédito: Getty Images)

Os Estados Unidos proibiram os voos vindos da Rússia em seu espaço aéreo, por causa dos ataques à Ucrânia.

Publicidade

O presidente Joe Biden anunciou sanções à Rússia durante o seu primeiro discurso do Estado da União no Congresso. Entre elas, o fechamento do espaço aéreo americano para voos russos.

Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, errou cálculo ao iniciar uma guerra na Ucrânia. E arrematou: “ele sabe que está isolado como jamais esteve“.

Pronunciamento tardio

O tradicional pronunciamento anual dos presidentes norte-americanos no Congresso aconteceu mais tarde do que de costume: o presidente costuma realizar no fim de janeiro ou começo de fevereiro.

Publicidade

De acordo com o site G1, isso tem a ver com a pandemia – quando Biden recebeu o convite formal do Congresso para falar, em janeiro, a variante Ômicron estava se espalhando pelo país e por todo o mundo.

E o discurso presidencial normalmente acontece diante de uma audiência cheia de deputados, senadores e convidados. A data mais tardia fez com que a fala de Biden ganhasse ainda mais relevância, em função da ofensiva russa na Ucrânia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.