Inflação russa atinge máxima em 7 anos após sanções severas

A taxa de juros da Rússia chegou a 20% na semana passada

inflacao-russa-atinge-maxima-em-7-anos-apos-sancoes-severas
Na comparação com o mês anterior, a inflação subiu 1,17% em fevereiro, disse a Rosstat. Na semana encerrada em 4 de março, o índice de preços ao consumidor saltou 2,22%. (Crédito: Canva Fotos)

A inflação anual russa atingiu seu maior número em 7 anos, chegando a 9,15% em fevereiro. Os preços estão sendo impulsionados pincipalmente pela fraqueza do rublo em meio às sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia.

Publicidade

De acordo com dados da agência de estatísticas Rosstat divulgados nesta quarta-feira (9), os preços do pão e gasolina, por exemplo, dispararam, mostrando saltos de 20,6% e 18%, respectivamente.

O aumento mais significativo de custo foi dos materiais de construção, com seus preços disparando 22,5%. Isso indica um aumento na demanda para conclusão de projetos de reforma, em meio à alta dos custos de produtos importados devido à desvalorização do rublo.

Visando controlar a inflação russa, o banco central elevou sua taxa de juros para 20% (anteriormente estava em 9,5%) em medida emergencial anunciada na semana passada. O BC russo também introduziu controles de capital e disse a suas empresas focadas em exportação que vendam moeda estrangeira, à medida que o rublo cai para mínimas recordes sucessivas.

Nesta quarta-feira (9), o Parlamento da Rússia afirmou que está pronto para apresentar propostas para regular os preços de alimentos e medicamentos com o governo ordenando separadamente a priorização das vendas de grãos a padeiros domésticos para garantir o fornecimento de pão para a população.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.