Jornalista ucraniana é mantida refém pelo exército russo, diz emissora

A jornalista está desaparecida desde 12 de março

jornalista-ucraniana-e-mantida-refem-pelo-exercito-russo-diz-emissora
Victoria Roshchyna em foto sem data.(Crédito: Reprodução/Twitter/Hromadske International)

A jornalista ucraniana da Hromadske International, Victoria Roshchyna, está sendo mantida como refém por soldados russos, informou a emissora de TV com sede em Kiev.

Publicidade

Segundo a Hromadske, Roshchyna teria sido detida em 15 de março pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia enquanto se dirigia para Mariupol. Desde então a emissora perdeu contato com a jornalista.

“Apelamos à comunidade ucraniana e internacional para nos ajudar a encontrar e libertar Victoria Roshchyna, jornalista de Hromadske”, escreveu a TV em uma rede social.

Tradução do post da Hromadske International no Twitter: ”Nossa jornalista Victoria Roshchyna é mantida em cativeiro pelos ocupantes russos. Ela estava reportando de pontos críticos no leste e no sul da Ucrânia desde o início da guerra russo-ucraniana. Em 12 de março, não conseguimos entrar em contato com Victoria.”

Entenda a invasão da Rússia na Ucrânia

O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia, na quinta-feira (24). Desde então, o exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país.

Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia. Pelo menos uma cidade portuária, Kherson, já foi tomada por eles.

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, e que a Crimeia faz parte da Rússia.

Publicidade

Putin argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin também diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.