Liga inglesa suspende contrato com emissora russa

A liga também doará US$ 1,3 milhão para a Ucrânia

liga-inglesa-suspende-contrato-com-emissora-russa
Uma visão detalhada da camisa com uma mensagem de apoio à Ucrânia para indicar paz e simpatia com a Ucrânia antes da partida da Premier League entre Burnley e Leicester City em Turf Moor em 01 de março de 2022 em Burnley, Inglaterra. (Crédito: Lewis Storey/Getty Images)

A liga inglesa de futebol, mais conhecida como Premier League, anunciou nesta terça-feira (8) a suspensão de seu contrato de direitos televisivos com sua emissora russa Rambler (Okko Sport). O chefe-organizador do campeonato inglês, Richard Masters, já havia anunciado na semana passada que os contratos seriam revistos e a imprensa britânica deu como certa a suspensão na segunda-feira (7).

Publicidade

“A Premier League e seus clubes concordaram hoje por unanimidade em suspender nosso contrato com a emissora russa Rambler (Okko Sport) com efeito imediato e doar um milhão de libras (US$ 1,3 milhão) em ajuda ao povo ucraniano, anunciou o organizador do campeonato inglês em um comunicado.

“A liga inglesa condena a invasão da Ucrânia pela Rússia. Pedimos paz e nossos pensamentos estão com todos os afetados”, acrescentou o texto divulgado após uma reunião em Londres.

Tradução do post no Twitter da página B/R Football: ”A Premier League anuncia que suspendeu seu acordo com o parceiro de transmissão russo Rambler e doará US $ 1,3 milhão para apoiar o povo da Ucrânia.”

Consequências da guerra no futebol inglês

O bilionário russo Roman Abramovich comunicou em nota que vai vender o Chelsea. O empresário, que está à frente do clube desde 2003, afirmou que todo o lucro líquido obtido com a venda será destinado a uma fundação que apoia vítimas da Guerra na Ucrânia.

O empresário russo, de 55 anos, investiu mais de 2 bilhões de libras em quase 20 anos à frente do clube londrino. Na nota, Roman garantiu que não vai cobrar os empréstimos feitos ao Chelsea. Eu não vou pedir nenhum empréstimo para ser reembolsado. ”Isso nunca foi sobre negócios ou dinheiro para mim, mas sobre pura paixão pelo jogo e pelo clube”, afirmou.

Com grande ligação ao presidente Vladimir Putin, Abramovich sofre pressão da opinião pública britânica desde a invasão russa à Ucrânia. Parlamentares pediram a saída do oligarca do clube londrino. Inicialmente, o empresário entregou o comando do time para a fundação de caridade do clube.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.