Milhares de manifestantes participam de protestos em Berlim

As manifestações iniciaram na manhã deste domingo (27)

milhares-de-manifestantes-participam-de-protestos-em-berlim
De acordo com a polícia local, há mais de 100 mil manifestantes (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Em Berlim, Alemanha, milhares de manifestantes se reuniram nas ruas para protestar contra a guerra na Ucrânia. Desde a última quinta-feira (24), a Rússia iniciou a invasão e ataques na Ucrânia. De acordo com o portal CNN, as pessoas se concentraram no parque Tiergarten, no centro da capital alemã, em frente ao Portão de Brandemburgo.

Publicidade

As manifestações iniciaram na manhã deste domingo (27) após Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, afirmar ao parlamento alemão que destinará mais de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) para defesa e que entregará armamentos para que a Ucrânia se defenda do ataque russo.

Durante as manifestações, pessoas carregam cartazes com símbolos da paz, bandeiras da Ucrânia e pedem pelo fim do conflito. De acordo com a polícia local, mais de 100 mil pessoas ocupam as ruas da cidade. Além disso, o serviço de trem e metrô foi interrompido em algumas partes da capital, quando se dirigiam ao Portão de Brandemburgo.

Entenda o conflito

Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin

Protestos envolvem vodka nos EUA

Publicidade

Um bar em Las Vegas, nos Estados Unidos, está vendendo garrafas de vodka por US$ 300 (o equivalente a R$ 1,5 mil) apenas para que a bebida seja jogada fora. A vodka é uma das bebidas mais tradicionais da Rússia.

O dinheiro será repassado para instituições de apoio aos russos. “Nós amamos as pessoas russas e sabemos que muitos cidadãos do país são contra esses atos sem sentido. Não há espaço para pessoas como Putin na sociedade moderna“, afirmou o bar em publicação nas redes sociais. Um localizado em Oregon também aderiu à “abolição” das bebidas russas. Mais de 10 milhões de litros foram levados da Rússia para os EUA em 2020.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.