Ministra da Holanda diz que Otan continuará entregando armas à Ucrânia

A ministra afirma, ainda que a Rússia tenha advertido o grupo e anunciado a possibilidade desses países serem alvo de ataques russos

ministra-da-holanda-diz-que-otan-continuara-entregando-armas-a-ucrania
Kajsa Ollongren, ministra da Defesa da Holanda (Créditos: Michel Porro/Getty Images)

Holanda e demais países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) continuarão entregando armas para a Ucrânia. A ministra afirma, ainda que a Rússia tenha advertido o grupo e anunciado a possibilidade desses países serem alvo de ataques russos.

Publicidade

“A Holanda e outros países continuarão a entregar armas à Ucrânia”, afirmou Kajsa Ollongren nesta quarta-feira (16), em sua chegada para uma reunião com ministros da Defesa da Otan em Bruxelas. “A Ucrânia tem o direito de se defender, continuaremos a apoiá-la”, completou.

Nesta reunião em Bruxelas, participarão também os países Ucrânia, Finlândia, Suécia e Geórgia, que não fazem parte da Otan. Os países se reunirão pra discutir e avaliar os próximos passos em meio a progressiva violência na guerra, que completa 21 dias nesta quarta-feira (16).

Em relação ao possível ingresso da Ucrânia na Otan, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que “Ouvimos durante anos que as portas estavam abertas, mas também ouvimos dizer que não podíamos aderir. Esta é a verdade e temos que reconhecê-la”. De acordo com o portal Uol, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson declarou que não há chance da Ucrânia se juntar à Otan tão cedo.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.