Ministro francês diz que Rússia apenas finge negociar

Enquanto isso, o país segue com sua ofensiva no território ucraniano, completou o ministro

ministro-frances-diz-que-russia-apenas-finge-negociar
Jeans-Yves Le Drian, ministro das Relações Exteriores da França (Créditos: Reprodução/Twitter)

Jeans-Yves Le Drian, ministro das Relações Exteriores da França, disse nesta quinta-feira (17) que a Rússia apenas “finge negociar” com a Ucrânia. Enquanto isso, o país segue com sua ofensiva no território ucraniano, completou Le Drian.

Publicidade

“A lógica russa baseia-se no tripé habitual: bombardeios indiscriminados, supostos ‘corredores’ humanitários e conversas sem outro propósito a não ser fingir que estão negociando”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal “Le Parisien”. As negociações entre as nações seguiram nesta quarta-feira (16), mas ainda sem avanço para um cessar-fogo.

De acordo com o portal G1, o governo russo concentra-se em um status de neutralidade para a Ucrânia, como ocorre com os países Suécia e Áustria. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky já manifestou sua disposição a renunciar qualquer adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma das exigências da Rússia.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.