Moeda da Rússia cai 30%

O Banco Central russo aumentou nesta segunda-feira as taxas de juros de 9,5% para 20% em decorrência da queda na moeda

moeda-da-russia-cai-30%
Notas de rublo (Créditos: Canva)

A moeda da Rússia, o rublo, caiu 30% nesta segunda-feira (28). A queda é um recorde de baixa em relação ao dólar dos Estados Unidos. O sistema financeiro do país foi afetado após sanções impostas pelos países ocidentais, em decorrência à invasão da Ucrânia.

Publicidade

De acordo com o portal CNN, às 4h30 do horário de Brasília desta segunda-feira (28), o valor do rublo foi negociado a 109 por dólar. As últimas sanções econômicas impostas para Rússia aconteceram neste sábado (26).

Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e Canadá disseram que iriam expulsar alguns bancos russos do Swift, em tradução, a Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, que é um serviço global de mensagens financeiras. Com isso, poderiam “paralisar” os ativos do banco central da Rússia.

“Proibiremos as transações do Banco Central da Rússia, e congelaremos todos os seus ativos, para impedir que financiem a guerra de Putin”, afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em comunicado neste domingo (27).

O Banco Central russo aumentou nesta segunda-feira as taxas de juros de 9,5% para 20% em decorrência da queda na moeda. Esta é uma medida de emergência.  “Isso é necessário para apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos da depreciação”, afirmou o Banco Central em comunicado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.