PIB da Ucrânia deve cair 45% após a guerra, afirma Banco Mundial

As informações são do relatório intitulado “Guerra na Região” (War in the Region). Além da Ucrânia, a pesquisa também foca na Europa Central e Oriental e nas ex-repúblicas soviéticas

pib-da-ucrania-deve-cair-45-apos-a-guerra-afirma-banco-mundial
Destruição na cidade de Chernihiv, Ucrânia (Crédito: Anastasia Vlasova/Getty Images)

O PIB (Produto Interno Bruto) da Ucrânia deve registrar uma retração de 45% após a guerra, afirma o Banco Mundial. Devido à invasão russa, as exportações e importações ucranianas estão sufocadas e a infraestrutura do país foi severamente danificada.

Publicidade

Previsões do Banco Mundial indicam que a crise irá afetar a Europa e a Ásia central duas vezes mais do que a estagnação causada pela pandemia de coronavírus, que começou oficialmente em março de 2020 e ainda está em andamento.

No caso da Ucrânia, que é um importante fornecedor global de produtos agrícolas, as exportações de trigo foram severamente afetadas. A colheita foi interrompida e o acesso ao Mar Negro, rota-chave para a saída de grande parte dos produtos, foi parcialmente fechado.

Economia da Rússia

Devido às sanções impostas pelo Ocidente, a Rússia também deve sofrer uma grande recessão este ano, com previsão de encolhimento da economia em até 11,2%. As sanções fizeram com que o número de navios que desembarcam nos portos russos diminuísse quase pela metade desde o início da invasão, com consequências aos países vizinhos que dependem das exportações.

“Os impactos da guerra estão se alastrando por meio das ligações comerciais, financeiras e migratórias da região, resultando em danos econômicos às nações próximas”, informa o relatório do Banco Mundial. Também foram registradas quedas nas remessas de dinheiro enviado para casa por trabalhadores que vivem no exterior.

Publicidade

 

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.