Protestos contra guerra ao redor do mundo

Manifestantes se mostram contra a invasão russa em países como Argentina, Canadá, Itália e Geórgia

protestos-contra-guerra-ao-redor-do-mundo
Manifestantes pedem pelo fim do conflito (Créditos: Reprodução)

Ao redor do mundo, civis se mobilizam em solidariedade a Ucrânia, em protestos contra a guerra. Manifestantes se mostram contra a invasão russa em países como Argentina, Canadá, Itália e França.

Publicidade

Na noite de sexta-feira (25), quase 30.000 manifestantes de reuniram na Geórgia, antigo país soviético para manifestar, de acordo com o portal Correio Braziliense. Em 2008, a Geórgia também passou por uma devastadora invasão russa.

Os manifestantes se concentraram pela rua principal de sua capital, Tbilisi. Muitos agitavam bandeiras ucranianas e georgianas, cantando os hinos nacionais de ambos os países. Em entrevista à AFP Niko Tvauri, uma professora de francês declarou que “Ucranianos, georgianos, o mundo inteiro deve resistir a Putin, que quer restaurar a União Soviética. A Ucrânia está sangrando, e o mundo está assistindo e falando sobre sanções que não conseguem parar Putin”.

Em Roma, Itália, manifestantes desfilaram à luz de tochas, até o Coliseu, na noite de sexta-feira (25). Muitos seguravam cartazes que diziam “Putin, assassino!”, “Sim à paz, não à guerra”, ou ainda “Banir a Rússia do Swift”.

Em Buenos Aires, Argentina, manifestantes pediam pela “a retirada incondicional” das tropas “assassinas” de Putin à embaixada russa. Cerca de 2.000 pessoas, incluindo imigrantes ucranianos e argentinos de ascendência ucraniana participaram das manifestações.

Publicidade

Demais cidades como Tóquio, Taipei, Nova York e Washington também foram palco de manifestações. Na tarde de sexta-feira, dezenas de manifestantes protestaram sob as janelas do Consulado Geral Russo em Montreal, Canadá.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.