Rússia ataca cidade de Zaporizhzhia

Até então, a cidade havia sido pouco atacada pela ofensiva russa

russia-ataca-cidade-de-Zaporizhzhia
Prédio bombardeado em Kiev, Ucrânia (Créditos: Pierre Crom/Getty Images)

A cidade de Zaporizhzhia até então havia sido pouco atacada pela ofensiva russa, servindo de refúgio para pessoas de demais cidades. Nesta quarta-feira (16), a cidade foi alvo de ataques das forças armadas da Rússia.

Publicidade

Autoridades locais informam que o principal alvo teria sido uma estação de trem na cidade. “Áreas civis de Zaporizhzhia foram bombardeadas pela primeira vez”, disse o governador regional Alexander Starukh.

“Foguetes caíram na área da estação e, segundo as primeiras informações, ninguém morreu”, completou ele. Ainda, de acordo com o portal G1, outro foguete caiu no jardim botânico. As autoridades da cidade receberam milhares de moradores da cidade de Mariupol, alvo constante de ataques e que está cercada pelas tropas russas.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.