Rússia ataca Ucrânia com 56 foguetes e 113 mísseis

“Enquanto estivermos sob ataque da Rússia, precisamos de mais sanções e armas”, diz ministro ucraniano das Relações Exteriores.

Rússia ataca Ucrânia com 56 foguetes e 113 mísseis
Zelensky diz que Estado que comete crimes de guerra não deve ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU (Crédito: Getty Images)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira, 28, que em cinco dias a Rússia atacou a Ucrânia com 56 foguetes e 113 mísseis de cruzeiro. Afirmou ainda, em uma transmissão, que após o bombardeio de Kharkiv, no nordeste ucraniano, que é necessário considerar esta uma zona de exclusão aérea.

Publicidade

Zelensky acusou a Rússia e disse que um Estado que comete crimes de guerra não deve ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Kharkiv é uma cidade pacífica, há áreas residenciais, não há instalações militares. Dezenas de testemunhas relataram que não se trata de um erro por acaso, mas de destruição deliberada de pessoas. Os russos sabiam onde estavam atirando“, disse o presidente ucraniano.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou no Twitter, que o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, garantiu o apoio ‘inabalável’ dos Estados Unidos.

A Ucrânia busca a paz, mas enquanto estivermos sob ataque da Rússia, precisamos de mais sanções e armas. O secretário de Estado confirmou que haverá mais do primeiro e do segundo – concordamos em outras etapas“, enfatizou Kuleba.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.