Russos cercam cidade de Mariupol

A concentração de russos está no Porto ao sul de Mariupol

russos-cercam-cidade-de-mariupol
Porto de Mariupol (Créditos: Pierre Crom/Getty Images)

A cidade de Mariupol está cercada pela Rússia, afirma o oficial ucraniano Anton Harashchenko. A concentração de russos está no Porto ao sul de Mariupol.

Publicidade

“As tropas querem fazer uma nova Leningrado”, disse o oficial. Essa foi uma referência ao cerco nazista feito na Segunda Guerra Mundial, em que 1,5 milhão de russos morreram durante o bloqueio similar.

 “Precisamos de um cessar-fogo para restaurar a energia”, afirmou o prefeito da cidade, Vadym Boichenko, de acordo com o portal G1. Além disso, ele falou que nas últimas 24 horas, os ataques constantes bloquearam o fornecimento de água e luz, que são recursos fundamentais.

Entenda o conflito

Na última quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.