‘Se tocarem nos países da Otan, vamos responder’, afirma Biden

Mais cedo, Joe Biden anunciou novas sanções contra a Rússia

se-tocarem-nos-paises-da-otan-vamos-responder-afirma-biden
O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Conferência de Questões do Caucus Democrata da Câmara de 2022 em 11 de março de 2022 na Filadélfia, Pensilvânia. (Crédito: Alex Wong/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (11) que as tropas norte-americanas não travariam uma guerra com a Rússia na Ucrânia, mas que defenderiam o território dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Publicidade

“Se tocarem nos países da Otan, vamos responder”, disse Biden em uma conferência do Partido Democrata

O presidente dos EUA disse aos democratas que conversou por telefone, durante quase uma hora, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Biden tem feito essas ligações diariamente, segundo ele.

Além disso, Biden disse ter prometido ao líder ucraniano apoiar seu país com armas e ajuda humanitária. O americano também afirmou que os EUA estariam prontos para acolher refugiados da guerra.

Tradução do post de Joe Biden no Twitter: ”Quero ser claro: defenderemos cada centímetro do território da OTAN com todo o poder de uma OTAN unida e galvanizada. Mas não vamos travar uma guerra contra a Rússia na Ucrânia. Um confronto direto entre a OTAN e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial. E algo que devemos nos esforçar para evitar.”

Publicidade

Entenda a invasão da Rússia na Ucrânia

O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia, na quinta-feira (24). Desde então, o exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país.

Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia. Pelo menos uma cidade portuária, Kherson, já foi tomada por eles.

Publicidade

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, e que a Crimeia faz parte da Rússia.

Putin argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin também diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.