Teatro Real de Madri cancela apresentações do balé Bolshoi

Maior casa de ópera espanhola diz que a invasão russa à Ucrânia causou “uma dolorosa emergência humanitária”.

teatro-real-de-madri-cancela-apresentacoes-do-bale-bolshoi
“Teatro Real lamenta não contar com esta companhia de prestígio, cujo diretor falou publicamente a favor da Ucrânia e contra a guerra” (Crédito: Getty Images)

O Teatro Real de Madri anunciou na sexta-feira, 04, que cancelou apresentações do famoso balé russo Bolshoi por causa da guerra na Ucrânia. As apresentações estavam agendadas para o mês de maio, segundo a agência Reuters.

Publicidade

De acordo com o comunicado, “o Teatro Real lamenta não poder contar com esta companhia de prestígio, cujo diretor, Vladimir Urin, falou publicamente a favor da Ucrânia e contra a guerra“.

A instituição disse ainda que a invasão causou “uma dolorosa emergência humanitária”. Os ingressos que já foram vendidos serão reembolsados.

O conflito no Leste Europeu tem levado empresas e organizações de vários segmentos a tomarem medidas de protesto.

Publicidade

O Festival de publicidade de Cannes, por exemplo, barrou empresas russas de participarem da próxima edição do evento.

Conflito na Ucrânia chega ao décimo dia

A Ucrânia foi invadida pela Rússia no dia 23 de fevereiro. O exército russo avança pelas regiões da fronteira em direção aos principais alvos: as cidades ucranianas de Kiev e Kharkiv.

Publicidade

O exército da Rússia também ganha terreno no litoral e já conquistou pelo menos uma cidade portuária.

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na Otan, aliança militar do Ocidente. O presidente russo Vladimir Putin não admite a possibilidade e exige que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na organização.

O líder russo também argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Publicidade

*reportagem original em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/teatro-de-madri-cancela-apresentacao-do-bolshoi-apos-invasao-da-ucrania/

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.