Tropas da Rússia atacam base militar em Kiev

Militares também tentaram derrubar uma estação de energia na capital da Ucrânia.

Tropas da Rússia atacam base militar em Kiev
Militares da Rússia chegam a Kiev na madrugada deste sábado (Crédito: Getty Images)

Os militares russos chegaram a Kiev na madrugada deste sábado, 26, e tentaram atacar a estação de energia da capital, segundo relatos da agência de notícias Reuters. Pouco antes, outro grupo de tropas da Rússia atacaram uma base militar ucraniana e o ataque teria sido repelido.

Publicidade

Testemunhas ouvidas pela Reuters relatam fortes explosões de artilharia ouvidas com frequência próximo à capital da Ucrânia.

O brasileiro Rony de Moura, que estuda em Kiev, foi entrevistado pela GloboNews e confirmou as explosões no local. “Na parte da noite não fica ninguém nas ruas. Perto de onde estou tem uma avenida movimentada, mas não há mais ninguém lá. Eu espero que esse conflito se resolva da maneira mais rápida possível“, disse o estudante de medicina.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, afirmou que o município entrou em uma fase defensiva. De acordo com o jornal New York Times, há russos em um bairro a nove quilômetros do Parlamento da Ucrânia. “O inimigo quer colocar a capital de joelhos e nos destruir“, afirmou Klitschko.

Os militares russos bloquearam a entrada de Kiev pelo oeste. Tanto que a Rússia tomou controle de um aeródromo perto da cidade, e paraquedistas desceram no local. Tropas da Guarda Nacional da Ucrânia assumem posições na região central de Kiev.

Publicidade

*este texto contém informações retiradas dos sites New York Times e G1

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.