Tropas russas atacam cidade portuária de Mykolaiv

Mykolaiv é uma cidade estratégica pois da acesso ao Mar Negro

tropas-russas-atacam-cidade-portuaria-de-mykolaiv
Ao menos três cidades ucranianas registraram bombardeios. (Crédito: Reprodução/Twitter)

Tropas russas bombardearam a cidade portuária de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, nesta sexta-feira (11). A informação foi compartilhada pelo governador regional, Vitaliy Kim, no Telegram, de acordo com a agência Ansa.

Publicidade

“Estão disparando mísseis mais do que nunca. Prédios residenciais estão pegando fogo, há informações sobre um atropelamento em um dos supermercados”, disse o político.

O governador ainda pediu que a população não tenha medo. Pouco depois, ele postou que as comunicações estavam sendo reestabelecidas. 

A rede ucraniana Nexta postou o que parece ser um incêndio causado por um dos disparos na cidade, mas não deu detalhes.  

Publicidade

Em outra postagem, a rede diz que recebeu informações sobre o lançamento de foguetes nos subúrbios da cidade. Os mísseis teriam atingido edifícios residenciais e instalações privadas.

Mykolaiv é uma cidade portuária com acesso ao Mar Negro, que fica próxima a Kherson, que já é controlada pelas tropas russas. As duas cidades são consideradas estratégicas pois ficam no litoral ucraniano, como também é o caso também de Mariupol

Publicidade

A conquista das cidades portuárias é uma das prioridades do exército russo pela importância econômica que representam à Ucrânia.

Entenda a guerra na Ucrânia

O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Desde então, o exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país. 

Publicidade

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano.

Putin argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin também diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.