Ucrânia acusa forças russas de atacarem hospital infantil e maternidade

Dezessete pessoas teriam sido feridas

ucrania-acusa-forcas-russas-de-atacarem-hospital-infantil-e-maternidade
Imagem do hospital e maternidade após ataque em Mariupol. (Crédito: Prefeitura de Mariupol)

Autoridades ucranianas informaram nesta quarta-feira (9) que a Rússia atacou um hospital infantil e maternidade em Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia. Dezessete pessoas teriam sido feridas, incluindo funcionários e mulheres em trabalho de parto.

Publicidade

Não há informação sobre crianças feridas na maternidade, disse Pavlo Krylenko, chefe da administração militar ucraniana. “Espero que continue dessa maneira”, afirmou.

Em um post no Facebook, a Câmara Municipal de Mariupol disse que “as forças de ocupação russas jogaram várias bombas no hospital infantil. A destruição é colossal”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também comentou o caso e tuitou imagens relacionadas ao incidente: “Atrocidade! Por quanto tempo mais o mundo será cúmplice ao ignorar o terror?”, escreveu Zelensky.

A Rússia havia concordado com um cessar-fogo de 12 horas de duração para a retirada de civis das seis localidades ucranianas mais atingidas pelos bombardeios, que é o caso de Mariupol.

Ao menos 1.170 civis morreram na cidade desde o começo da invasão, afirma o vice-prefeito de Mariupol, Serhiy Orlov. Ele também afirma que estão sendo abertas valas coletivas porque não há condição de enterrar os mortos da maneira adequada.

Entenda a invasão da Rússia na Ucrânia

O presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão na Ucrânia, na quinta-feira (24). Desde então, o exército russo faz ofensivas por terra, ar e mar contra pontos estratégicos ucranianos, incluindo a capital Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país.

Publicidade

Militares russos também conquistam terreno no sul da Ucrânia. Pelo menos uma cidade portuária, Kherson, já foi tomada por eles.

Um dos fatores que desencadeou o conflito foi a possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN, aliança militar do Ocidente. Uma das demandas da Rússia nas negociações sobre a guerra é que a Ucrânia se comprometa a nunca entrar na OTAN e na União Europeia. Moscou também exige que Kiev reconheça a independência das regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano, e que a Crimeia faz parte da Rússia.

Putin argumenta que está realizando uma “operação especial” para proteger os russos que vivem em território ucraniano. Ao mesmo tempo, Putin também diz que a Ucrânia está sob controle estrangeiro e que não merece ser um país independente.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.