Ucrânia afirma que Rússia matou mais civis do que militares

O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar pronto para conversar diretamente com Vladimir Putin

ucrania-afirma-que-russia-matou-mais-civis-do-que-militares
Presidente da Ucrânia (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

Oleksii Reznikov, ministro da Defesa da Ucrânia, acusou as tropas russas, nesta sexta-feira (11), de matar mais civis do que militares ucranianos. “Quero que isso seja ouvido não apenas em Kiev, mas em todo o mundo, afirmou o ministro.

Publicidade

O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar pronto para conversar diretamente com Vladimir Putin, presidente russo. Entretanto, “não comprometerá a posição russa durante essas negociações”, disse o vice-chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia de acordo com a CNN.

Nesta quinta-feira (10), Zelensky declarou que cerca de 100 mil pessoas foram evacuadas por corredores humanitários nos últimos dias. “Estamos fazendo de tudo para salvar nosso povo nas cidades que o inimigo quer destruir”, afirmou o presidente ucraniano.

A vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk afirma que a Ucrânia espera um corredor humanitário seja aberto com sucesso na cidade de Mariupol para a evacuação de civis nesta sexta-feira (11). Nos Estados Unidos, um projeto lei para aprovar um valor de US$ 13,6 bilhões em ajuda à Ucrânia está em processo, com a aprovação da Câmara, agora pode ser enviado ao presidente Joe Biden para sanção.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.