Ucrânia afirma ter derrubado helicóptero russo e divulga vídeo

Ainda não há uma confirmação independente da veracidade das imagens

ucrania-afirma-ter-derrubado-helicoptero-russo-e-divulga-video
Imagem do momento em que helicóptero é abatido perto da cidade de Kiev. (Crédito: Reprodução/Twitter)

As forças armadas da Ucrânia divulgaram neste sábado (5) um vídeo em que, segundo elas, um helicóptero da Rússia é destruído enquanto faz um voo baixo.

Publicidade

“É assim que os invasores russos morrem! Desta vez em um helicóptero! Vença os picles! (forma depreciativa de se referir aos russos) Juntos vamos vencer!”, diz a mensagem dos militares da Ucrânia divulgada junto ao vídeo.

Apesar do vídeo ter sido divulgado por meios oficiais, não há detalhes sobre onde esse helicóptero teria sido abatido e não há uma confirmação independente da veracidade das imagens ou de se uma aeronave russa foi de fato derrubada.

Violação de cessar-fogo

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, órgão responsável pela evacuação de civis com o cessar-fogo da Rússia contra a Ucrânia, informou que a retirada de pessoas em Mariupol e Volnovakha não começará neste sábado (5) por causa do conflito. 

Publicidade

A Ucrânia acusa a Rússia de descumprir o cessar-fogo e anunciou o adiamento da retirada de civis neste sábado. Nesta madrugada, o ministério da Defesa da Rússia anunciou o cessar-fogo nas cidades ucranianas de Mariupol e Volnovakha para permitir a fuga de civis.

Contudo, o Ministério russo alega que “forças russas foram atacadas depois de estabelecer os corredores humanitários” e acusou “nacionalistas ucranianos” de impedir a retirada de civis.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.