Ucrânia monta exército de hackers para guerra cibernética contra a Rússia

Site russo fica fora do ar (Foto: Reprodução)

A Ucrânia tenta resistir de todas as maneiras na guerra contra a Rússia. Fora dos campos de batalha, o governo decidiu montar um exército de hackers para derrubar os sites do governo russo. Em uma mensagem no Telegram, publicada pelo site de notícias G1, o ministro de Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, convocou um “exército de TI”. 

Publicidade

O ministro diz que está recrutando voluntários com experiência em tecnologia da informação que estejam dispostos a ajudar o país. A primeira missão do exército hacker é derrubar sites de empresas, bancos e do governo da Rússia.

Coincidência ou não, no começo do sábado (26), um ataque hacker derrubou o site oficial do Kremlin, governo russo. As páginas do ministério da Defesa e do parlamento russo também saíram do ar.

A própria Ucrânia tem sido alvo de uma série de ataques cibernéticos. Foram pelo menos três esse ano. Na última semana, hackers derrubaram vários sites do governo e do parlamento ucraniano. Kiev responsabilizou os russos pela ação.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.