UE fecha espaço aéreo para Rússia

União Europeia também proibirá que estatais russas passem propagandas sobre a invasão (Crédito: Getty Images)

UE fecha espaço aéreo para aviões russos
Ursula von der Leyen informa que UE vai banir voos, impor novas sanções a Belarus e proibir canais de propaganda russos (Crédito: Reprodução/Twitter)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou neste domingo, 27, que a União Europeia (UE) irá banir voos, impor novas sanções a Belarus e proibir canais de propaganda russos. As medidas são uma retaliação ao governo do presidente Vladimir Putin, após a invasão do território da Ucrânia.

Publicidade

Primeiro, estamos fechando o espaço aéreo da União Europeia para aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pelo país. Elas não poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da UE. Incluindo os jatos particulares dos oligarcas“, disse.

De acordo com a CNN Brasil, o espaço aéreo da União Europeia estará fechado para a Rússia.

Como segunda medida, a União Europeia pretende propor um novo pacote de sanções a Belarus. Ursula afirma que introduzirá medidas restritivas aos setores mais importantes do país do Leste Europeu, como exportação de minério de ferro, tabaco e aço.

O movimento ocorre um dia após a presidente da Comissão Europeia afirmar que os bancos russos selecionados foram excluídos do sistema global de pagamentos Swift. “Este é um momento decisivo para a nossa União“, disse ela em um comunicado.

Publicidade

E uma terceira medida: Ursula declarou que as estatais russas Today e Sputnik – e suas subsidiárias, “não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de Putin“.

Estamos desenvolvendo ferramentas para banir sua desinformação tóxica e prejudicial na Europa“, arrematou a presidente da Comissão Europeia.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.