UE pode duplicar verba militar para ajudar a Ucrânia

A UE já aprovou 500 milhões de euros para apoio militar à Ucrânia

ue-pode-duplicar-verba-militar-para-ajudar-a-ucrania
Bandeira da União Europeia. (Crédito: Canva Fotos)

A União Europeia (UE) deve destinar 500 milhões de euros (R$ 2,7 bilhões) adicionais para ajudar militarmente à Ucrânia no combate contra a Rússia. A informação foi dada nesta sexta-feira (11) pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no final da cúpula da UE em Versalhes, na França.

Publicidade

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Europa vai impor em breve uma quinta rodada de sanções à Rússia e ao presidente do país, Vladimir Putin.

Ursula também disse que o pedido de adesão da Ucrânia à UE está sendo fortemente considerado, argumentando que o país já é “um membro da família europeia”. “O pedido de adesão da Ucrânia é uma expressão de sua vontade e seu direito de escolher seu próprio destino. Hoje, abrimos à Ucrânia o caminho em nossa direção”, acrescentou.

No entanto, mesmo após oito horas de deliberações, os líderes europeus não chegaram a um acordo em relação a passos concretos visando a uma adesão rápida do país à UE.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e seus colegas apenas prometeram à Ucrânia fortalecer ainda mais os laços e aprofundar a parceria para apoiar o país em seu “caminho europeu”.

Publicidade

Referindo-se ao pedido de adesão apresentado por Kiev em 28 de fevereiro, a declaração final do encontro diz: “O Conselho agiu com celeridade e pediu à Comissão que emita seu parecer sobre este pedido, de acordo com as disposições pertinentes dos Tratados.” Até lá, o intuito é aprofundar a parceria “para apoiar a Ucrânia no seu caminho europeu”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.