Zelensky critica: “Otan decidiu não cobrir os céus da Ucrânia”

Presidente ucraniano lamenta decisão da aliança militar de não fechar o espaço aéreo.

zelensky-critica-otan-decidiu-nao-cobrir-os-ceus-da-ucrania
“O objetivo é salvar instalações perigosas. O mundo não deve assistir, mas ajudar!”, diz Zelensky (Crédito: Getty Images)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou nesta sexta-feira, 04, a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de descartar a implementação de uma zona de exclusão aérea sobre o país.

Publicidade

A Otan decidiu deliberadamente não cobrir os céus da Ucrânia“, disse.

Acreditamos que os países da Otan criaram uma narrativa de que fechar os céus sobre a Ucrânia provocaria a agressão direta da Rússia contra a Otan. Essa é uma auto-hipnose de quem é fraco, inseguro por dentro, apesar de possuir armas muitas vezes mais fortes do que nós temos“, continuou Zelensky.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que atender ao pedido poderia significar uma guerra de direitos na Europa.

Publicidade

De acordo com a CNN Brasil, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que as ações dos ucranianos “pararam” o grande comboio militar russo em direção à Kiev.

Temos relatos de que uma ponte que acreditamos estar no caminho para lá foi explodida. Também temos indicações de que os ucranianos atingiram o comboio em outros locais e em veículos“, disse Kirby.

*reportagem original em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-vivo-russia-ataca-a-ucrania/

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.