Zelensky afirma que ataque a maternidade é ‘atrocidade’

Bombas russas atingem hospital infantil e maternidade; ataque deixou pelo menos 17 feridos no sudoeste da Ucrânia.

zelensky-diz-que-ataque-a-maternidade-e-atrocidade
Cerca de 1,3 mil civis morreram na região de Mariupol desde o início da guerra (Crédito: Chris McGrath/Getty Images)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, classificou o ataque a um hospital infantil e maternidade em Mariupol como uma “atrocidade”.

Publicidade

Cerca de 1,3 mil civis já morreram na região desde o início da guerra, segundo o assessor do prefeito de Mariupol, Petro Andryushchenko.

Moradores têm enterrado parentes e amigos em valas comuns, porque os constantes bombardeios russos impedem que enterros adequados sejam feitos na cidade.

Zelensky também voltou a pedir que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) proteja seu espaço aéreo contra a Rússia.

Publicidade

Os Estados Unidos enviaram duas baterias de mísseis Patriot à Polônia para defesa contra possíveis ataques a membros da Otan.

O presidente ucraniano acusou ainda a Rússia de tortura por ataques aos corredores humanitários que permitem a evacuação de civis e o envio de produtos e medicamentos a cidades atacadas por tropas russas.

Os invasores atiram em rotas de evacuação. Eles bloqueiam a entrega de equipamentos essenciais e medicamentos ao povo. O que eles querem? Que os ucranianos tirem das mãos dos invasores. Isso é tortura deliberada e sistemática, organizada pelo Estado. É cruel com todos os cidadãos“, disse Zelensky em vídeo publicado nas redes sociais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.