Zelensky diz que não insistirá para que Ucrânia entre na Otan

O líder ucraniano também deu sinais de uma possível abertura de negociações com Moscou

zelensky-diz-que-nao-insistira-para-que-ucrania-entre-na-otan
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirmou que não vão insistir para que a Ucrânia entre na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Zelensky deu a declaração em uma entrevista ao canal de televisão dos Estados Unidos, ABC.

Publicidade

“Quanto à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando percebi que a Otan não estava pronta para aceitar a Ucrânia”, afirmou o presidente. Além disso, de acordo com a CNN, ele declarou que “a aliança tem medo de tudo que seja controverso e de confronto com a Rússia”.

Durante a entrevista, o líder ucraniano também deu sinais de uma possível abertura de negociações com Moscou. Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou nesta segunda-feira (7) que a Rússia pode interromper sua ação caso a Ucrânia cumpra algumas condições, como o reconhecimento da Crimeia como território russo.

 “Estou a falar de garantias de segurança. Penso que quando se trata destes territórios ocupados temporariamente (…), que só foram reconhecidos pela Rússia, (…) podemos discutir e chegar a um compromisso sobre o futuro destes territórios”, afirmou Zelensky ao ser questionado sobre as exigências russas.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.