Comissão do Senado aprova dois nomes para diretoria do BC

Diogo Abry Guillen e Renato Dias de Brito Gomes foram os nomes aprovados

Comissão do Senado aprova dois nomes para diretoria do BC
Imagens da sessão no Senado realizada nesta terça-feira (5) (Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), os nomes de Diogo Abry Guillen e Renato Dias de Brito Gomes para a diretoria do Banco Central (BC). Agora, as indicações serão analisadas pelo plenário da Casa.

Publicidade

Dias Gomes será o responsável pela diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC. Já Guillen deve assumir a cadeira de diretor de Política Econômica, no lugar de Fábio Kanczuk.

Na mesma sessão também foram aprovados os nomes de Alexandro Barreto de Souza e Victor Oliveira Fernandes para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com mandato de quatro anos.

Ainda na tarde de hoje (5), a CAE segue reunida para sabatinar outros dois indicados: Juliana Oliveira Domingues, para o cargo de Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade, e João Carlos Andrade Uzêda Accioly, para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

BC diz que 2022 deve fechar com inflação de 7,1%

O Banco Central (BC) elevou a estimativa de inflação para este ano. A revisão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,7% para 7,1%, ficando acima do centro da meta definida para 2022: 3,5%. A nova estimativa consta do Relatório de Inflação divulgado hoje (24), em Brasília, pelo BC e aponta que a probabilidade de estouro da meta varia de 88% a 97%.

Segundo a publicação, a instituição trabalha com dois cenários. No primeiro, considerado “de referência”, as projeções de inflação para 2022 ficam em torno de 10,6% nos dois primeiros trimestres do ano, caindo para 7,1% no fim do ano e para 3,4% em 2023. Esse cenário tem a probabilidade de estouro da meta de 97% e prevê que a taxa básica de juros, a Selic, feche o ano em 12,75%, caindo para 8,75% ao ano em 2023.

Publicidade

Já o segundo cenário, considerado alternativo, prevê que a inflação feche 2022 em 6,3%, caindo para 3,1% em 2023. Esse ambiente considera a hipótese de uma queda no preço internacional do petróleo, diminuindo o impacto do produto na alta dos preços no país. Nesse aspecto, o BC adota a premissa na qual o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$ 100 o barril e passando a aumentar 2% ao ano a partir de janeiro de 2023. A probabilidade de furar a meta é de 88%.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.