Desemprego recua no segundo trimestre, mas ainda atinge 14,4 milhões

desemprego-recua-no-segundo-trimestre,-mas-ainda-atinge-14,4-milhoes

Publicidade

A taxa de desemprego no país entre os meses de abril e junho deste ano caiu 0,6% em relação ao trimestre anterior e ficou em 14,1%. Mas, apesar da queda, o país ainda soma 14,4 milhões de pessoas na fila em busca de um trabalho. No mesmo trimestre do ano passado, o desemprego atingia 13,3% da população. Os dados são da Pnad Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa aponta que o recuo na taxa de desemprego foi influenciado pelo aumento de 2,5% no número de pessoas ocupadas. Agora são 87,8 milhões de pessoas trabalhando, mas o número ainda não significa que metade da população em idade para trabalhar está ocupada. São 49,6%.

A analista da pesquisa Adriana Beringuy destaca que no segundo trimestre de 2021 a ocupação cresceu também no emprego formal, com a carteira assinada, enquanto no trimestre anterior, o movimento atingia apenas o trabalho por conta própria e o sem carteira assinada.

E foi neste segundo trimestre que o trabalho por conta própria atingiu o patamar recorde de 24,8 milhões de pessoas, um crescimento de 4,2% na comparação com o trimestre anterior. Em um ano, segundo a pesquisa, o número de pessoas trabalhando por conta própria avançou 14,7%.

Publicidade

Adriana observa que o aumento da ocupação no segundo trimestre foi gerado, principalmente, por atividades relacionadas à alojamento e alimentação, que incluem restaurantes e hotéis, e tiveram o primeiro crescimento depois de quatro trimestres de quedas.

Adriana Beringuy salienta que esse avanço não faz a atividade voltar ao patamar pré-pandemia, mas que é um movimento de leve recuperação, depois de registrar a segunda maior perda de trabalhadores em 2020, atrás do serviço doméstico.

A pesquisa mostra, ainda, que os trabalhadores informais, que incluem aqueles sem carteira assinada, sem CNPJ ou trabalhadores sem remuneração, somaram 35,6 milhões de pessoas, cinco milhões em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

Esportes Rio de Janeiro FGV: incerteza da economia sobe 0,3 ponto em agosto Ministro nega que Brasil esteja perdendo controle da economia 31/08/2021 – 12:38 Ana Lúcia Caldas / GT Passos Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Desemprego economia terça-feira, 31 Agosto, 2021 – 12:38 2:37

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.