Especialista em negócios lista 5 segmentos de franquias para você se tornar um franqueado em 2021

O empreendedor Diego Arruda explica sobre esse novo mercado que promete crescer ainda mais nesse ano

Em meio às incertezas que iniciamos o ano de 2021, uma coisa é certa: o mercado de franquias vai crescer mais. Isso porque os últimos estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que, até setembro de 2020, embora o setor tenha tido uma queda de 7.9% no faturamento, se comparado ao mesmo período de 2019, as franquias tiveram um leve aumento no terceiro trimestre e existe uma estimativa de que se expandem ainda mais nesse ano.

Publicidade

Mas afinal de contas, o que é franquia?

Se você é novo empreendedor e não pretende começar uma rede do zero, o ideal é que invista em uma franquia. Mas se você ainda não sabe o que é esse mercado, o especialista em negócios e empreendedor Diego Arruda, explica que as franquias são empreendimentos estruturados no qual seus produtos ou serviços são replicados em outras localidades por seus franqueados. Assim, ele explica: “Funciona como uma cópia autorizada da sua marca. O empresário fecha parceria com um investidor, logo ele vai passar a ter autonomia para abrir outro espaço com o mesmo nome e modelo de negócio do franqueador”.

Sendo um bom modelo de negócio, investir em redes de franquias é benéfico tanto para o pequeno empresário, quanto para o franqueado que deseja ampliar a sua área de atuação. “É benéfico para ambos, enquanto um tem a sua marca expandida, o outro obtém bons lucros com cada venda”, acrescenta.

Perfil de um empreendedor de franquias

Agora que você sabe um pouco sobre o que é franquia e como funciona esse modelo de negócio, basta então conhecer o seu perfil empreendedor antes de pesquisar qual é a melhor opção de rede para você poder trabalhar. “Atualmente existe um leque de empreendimentos, desde alimentação, moda, beleza, saúde, bem-estar. Nesses segmentos observo que há dois tipos de perfis: o vendedor, que tende a ter boas habilidades comunicacionais e com o público em geral, e o administrativo, que possui mais facilidade com estratégias e números. Para ambos, o novo investidor precisa se auto avaliar e descobrir a melhor vertente”, finalizou o especialista.

5 segmentos de franquias baratas para investir neste ano

Para o especialista, os seguintes segmentos devem se destacar em 2021 são:

Publicidade
  • Franquias de alimentação, principalmente delivery, alimentação saudável e rápida.
  • Franquias de saúde e cuidados pessoais, como limpeza, higienização, produtos de beleza e cosméticos.
  • Franquias de serviços domésticos diversos.
  • Franquias de atendimento online.
  • Franquias de construção civil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.