Enem 2021: gabarito oficial deve ser divulgado nesta quarta

Com o gabarito, é possível contar o número de acertos nas provas, mas não determinar a nota no exame

Enem 2021 gabarito oficial deve ser divulgado nesta quarta
Os candidatos só terão acesso aos boletins com as notas individuais em 11 de fevereiro (Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nesta quarta (1) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Publicidade

A divulgação do gabarito oficial do Enem já estava prevista no edital para ocorrer em até três dias úteis após as últimas provas, e a data foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (29).

O gabarito oficial vai ser válido tanto para a versão impressa das provas quanto para a versão digital e poderá ser acessados no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O resultado final das provas objetivas do Enem e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.

O gabarito oficial não possibilita que o aluno antecipe a nota que tirou no exame já nesta quarta (1), apenas permite que saiba seu número total de acertos, segundo G1.

Publicidade

Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas, então nesta quarta (1) os alunos só terão acesso ao número de acertos.

Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões no gabarito oficial, mas tirar notas bem diferentes.

Publicidade

Termina na sexta-feira (3) o prazo para candidatos do Enem 2021 solicitarem a reaplicação do Enem. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep.

A reaplicação vai ocorrer em 9 e 16 de janeiro de 2022. No mesmo dia, realizarão as provas alunos que tiveram isenção em 2020 e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Publicidade

Confira abaixo os requisitos para participar da reaplicação da prova do Enem

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.