ONU aponta que reflexo da pandemia na educação será mais grave do que se espera

No ano passado previa um impacto de US $10 trilhões para estudantes do mundo todo, a estimativa de hoje é maior

Impacto da pandemia na educação será mais grave do que o esperado
“A perda de aprendizagem que muitas crianças estão experimentando é moralmente inaceitável” (Créditos: Miguel Schincariol/Getty Images)

O Banco Mundial e agências da ONU disseram nesta segunda-feira (6), que o fechamento prolongado das escolas custou aos estudantes bilhões de dólares na renda de uma vida inteira. Alerta que com essa crise piorou em relação ao que era esperado no ano passado.

Publicidade

Unicef, o Banco Mundial e a Unesco, em um relatório disseram que a geração de hoje dos estudantes tem o risco de perder 17 trilhões de dólares em renda durante a vida, cerca de 14% do PIB mundial, devido às pausas das aulas pela pandemia do Covid-19.

No ano passado previa um impacto de US $10 trilhões para estudantes do mundo todo, a estimativa de hoje é maior.

“A crise da covid-19 causou uma paralisação nos sistemas educacionais em todo o mundo. Agora, 21 meses depois, as escolas permanecem fechadas para milhões de crianças e outras podem nunca mais voltar às salas de aula”, disse Jaime Saavedra, diretor de Educação do Banco Mundial.

“A perda de aprendizagem que muitas crianças estão experimentando é moralmente inaceitável”, acrescentou.

Publicidade

As pausas causadas pela pandemia não afetou a todos da mesma forma, no relatório descobriu que as crianças mais pobres ou deficientes têm menos acesso para aprender remotamente, os jovens por outro lado foram os mais atingidos.

As meninas têm menos probabilidade de mudar para sistemas de aprendizado remoto, embora tenham maior perda de aulas, acrescentou o relatório.

Por mais que os governos do mundo todo tenham divulgado medidas de estímulo para alçar suas economias depois das pausas da pandemia, menos de 3% desses fundos foram revertidos para educação e mais de 200 milhões dos estudantes vivem em países que não têm os meios necessários para oferecer todo o aprendizado por aulas remotas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.