Quando estabelecer limites para videogames ou celulares

Crianças com celulares ou tablets, alguns estão tão imersos naquele mundo que parecem “perdidos”. Não há contato visual, eles não se comunicam, eles não se conectam. Os videogames e as redes são prejudiciais para nossos filhos?

Quando estabelecer limites para videogames ou celulares
Por muito tempo, os pais se perguntaram se os videogames e as redes são prejudiciais aos filhos ou não (Crédito: Canva Fotos)

Crianças com celular ou tablet no carro, no supermercado, no restaurante, na sala de espera, na casa de amigos, ligados em seus videogames, mas qual o limite para isso? Alguns estão tão imersos naquele mundo que parecem “perdidos”. Não há contato visual, eles não se comunicam, eles não se conectam. As telas de zoom foram desligadas, mas as dos jogos e redes sociais queimam.

Publicidade

Por muito tempo, os pais se perguntaram se os videogames e as redes são prejudiciais aos filhos ou não. Por outro lado, brincar sempre foi uma atividade agradável, mas pode ser prejudicial para os nossos filhos? Como em muitas coisas, o problema não é o recurso, mas o uso que fazemos dele.

Por que é tão viciante?

Em primeiro lugar, porque os desafios, prémios ou reconhecimentos que o jogo proporciona ao utilizador estimulam o seu cérebro, e o levam a ir mais longe. Nós liberamos dopamina em resposta a recompensas inesperadas, reforçando os comportamentos que resultam da recompensa. Em outras palavras, quanto maior a gratificação, maior a necessidade de continuar jogando. O problema com a gratificação imediata é que eles “precisam” seguir em frente e não podem esperar, e aprender a esperar, como sabemos, é de vital importância na vida.

O mesmo vício gera as redes: a gratificação de saber se recebemos 20, 50 ou 100 curtidas libera dopamina, o hormônio do prazer.

Quando a situação fica em excesso?

Como pais, percebemos que o videogame começa a ser um problema quando os filhos não conseguem se desvencilhar do jogo, quando ficam com raiva ou explodem quando pedimos que parem. Lá, a intervenção do adulto é necessária.

Publicidade

Quando devemos interferir?

Quando eles não conseguem parar, apesar do que lhes pedimos. Quando eles estão tão absortos no jogo que não reagem quando falados. Quando eles saem do jogo com raiva, perturbados, agitados ou ansiosos.

Ou seja, quando o jogo os controla, em termos de frequência, duração e intensidade.

Mas nem tudo é negativo. Alguns estudos sobre videogames têm mostrado benefícios interessantes, que incluem melhorias no desenvolvimento da memória e outros processos cognitivos, como antecipar, pensar, montar uma estratégia, resolver problemas, raciocinar, etc., que poderiam se refletir em um melhor acadêmico atuação. Além disso, podem reduzir o estresse, melhorar a visão e fortalecer os relacionamentos interpessoais.

Publicidade

Na verdade, alguns videogames são excelentes do ponto de vista do exercício físico. Jogos como Just Dance ou jogos de esportes em alguns consoles são opções melhores do que ficar sentado o dia todo assistindo televisão.

Mais memória, mais criatividade, melhores decisões, mais amigos? Soa bem. Mas tudo na medida certa. A primeira coisa que devemos nos perguntar é o que nossos filhos estariam fazendo se não estivessem jogando videogame. Se a resposta for brincar com os amigos, ler ou fazer algo criativo, seria claramente melhor incentivá-los a fazer tudo isso.

Se o uso do videogame substitui o contato com outras pessoas, enfraquece a possibilidade de fazer amigos ou os afasta socialmente, há um problema. Também é um problema se o celular for usado como uma “chupeta tecnológica”.

Publicidade

Atenção! Não apenas não estamos ajudando as crianças a autorregular o tédio, mas o tédio também é a semente da criatividade. Se sairmos para resolver cada situação de tédio com o uso da tecnologia, quando os ensinamos a gerar jogos ou atividades, ou a interagir com os outros? Quando os encorajamos a desenvolver a criatividade?

Em outras palavras, o videogame torna-se negativo se encoraja a criança a se retrair socialmente ou gera tal vício que ela não consegue se livrar dele. Nestes casos, teremos que impor um limite de tempo para a utilização de videojogos como tantos dias por semana ou algumas horas por dia.

Também poderíamos pedir a eles que convidassem amigos para jogar esses videogames, mas em casa. Isso, além de tirá-los do isolamento quando brincam sozinhos, reforçará habilidades importantes como comunicação, organização, planejamento, etc.

Publicidade

Também podemos considerar que jogam em locais visíveis da casa para poderem acompanhar o tipo de jogo e as suas reações. Não vamos esquecer de acompanhar o tipo de brincadeira, dependendo da idade, maturidade e necessidades das crianças. Se eles não querem nos mostrar o que jogam, talvez devêssemos levantar a sobrancelha direita e presumir que haja algum motivo para isso e intervir. Como adultos, é nossa obrigação exercer o controle dos pais.

O que queremos é que o jogo seja um evento social ou recreativo positivo, e não uma mera fuga do não relacionamento com outras pessoas ou responsabilidades.

Em suma, brincar sempre foi uma atividade prazerosa e os videogames têm um enorme potencial para a saúde, educação e questões sociais. O tema será, como sempre, fazer bom uso do recurso.

Cada família terá que ver o que funciona para eles e o que não funciona. Cada criança, como cada família, é diferente.

*Por Laura Lewin – Autor, palestrante e instrutor do TEDx.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

*Texto publicado originalmente no site Perfil Argentina.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.