SP anuncia 12 mil vagas para o 1º ano do ensino fundamental

João Doria, governador de SP, explicou que houve aumento na demanda da rede pública; “até 20 de fevereiro todas as matrículas serão atendidas”.

SP anuncia 12 mil vagas para o 1º ano do ensino fundamental
Os novos professores que serão contratados, acompanharão as salas para reforçar o processo de alfabetização das crianças atendidas na rede estadual (Créditos: Bruna Prado/Getty Images)

Foi anunciado em entrevista coletiva, pelo governo e a prefeitura do Estado de SP, nesta quinta-feira (9) que foram abertas 12 mil vagas no 1º ano do ensino fundamental para suprir o déficit de matrículas na capital paulista.

Publicidade

João Doria (PSDB), o governador do estado de São Paulo, explicou que houve um grande aumento na demanda da rede pública, mas que “até 20 de fevereiro todas as matrículas serão atendidas”.

Secretário estadual da educação, Rossieli Soares, afirmou que “com a mensalidade escolar subindo 12%, os pais tiraram os alunos da rede privada e os trouxeram para a rede pública, causando fenômeno de aumento de matrículas significativo”.Ele ainda falou que o déficit no número de vagas na terça-feira (8) era de 2.614, e que será feita a contratação, pela primeira vez, de professores a mais para turmas com mais de 30 alunos.

Os novos professores que serão contratados, acompanharão as salas para reforçar o processo de alfabetização das crianças atendidas na rede estadual. Soares disse que, de acordo com o Censo Escolar 2021, havia 86.607 alunos na pré-escola em rede particulares na cidade de São Paulo em 2019. Em 2022, o número alcançou a marca de 65.242 alunos, teve uma redução de 21.365.

“Temos abertura de novas turmas, aumento de módulos, aproveitamento de espaços alternativos, aproveitamento de vagas de regiões onde há ociosidade de transporte. Se necessário ir atrás de vagas na rede privada para termos atendimento, nós faremos isso”, completou.

Publicidade

Foram matriculados, só na rede estadual 72.252 alunos no 1º ano do ensino fundamental no começo de 2022, que são mais de 6.586 vagas em relação ao início do ano de 2021. Na rede municipal de SP, são 49.428 matrículas, 5.512 a mais do que no mesmo período do anos passado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.