Em memória de seus 90 anos, Cauby Peixoto tem a discografia dos primeiros lançada em streaming

Estarão disponíveis nas plataformas de streaming 17 álbuns de Cauby Peixoto da fase “LP”, três compilações da fase “CD” e outros 32 produtos

anvisa-concede-certificados-as-farmaceuticas-da-janssem-e-sputnik-v

Considerado por muitos o maior cantor do Brasil, Cauby Peixoto nos deixou há cinco anos, e neste ano de 2021 estaria completando 90 anos. Celebrando a data, o departamento de marketing estratégico da Sony Music convidou o biógrafo do cantor, o jornalista e escritor Rodrigo Faour para fazer a curadoria deste grande lançamento.

Publicidade

Dando prosseguimento ao projeto de digitalização do seu catálogo, incluindo a restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais, a empresa disponibiliza, pela primeira vez, nas plataformas de streaming 17 álbuns do cantor da fase “LP”, três compilações da fase “CD” e outros 32 produtos, entre álbuns de 78 rotações, compactos simples e duplos.

Um projeto de fôlego, poucas vezes visto no mercado fonográfico brasileiro que ainda agrupa o melhor deste repertório em quatro playlists temáticas organizadas por Faour, que explica no texto abaixo as minúcias do projeto.

Este megalançamento da Sony Music engloba as primeiras duas décadas de carreira do cantor, em que se alternava entre a Columbia, onde estreou em 1953, e a RCA Victor, na qual gravou, com alguns hiatos, até 1971 – ambas hoje incorporadas ao acervo da gravadora. Só voltaria à empresa, já rebatizada de BMG, em 1992, com o antológico ‘Angela e Cauby ao vivo’ ao lado de sua eterna companheira musical, Angela Maria.

Este álbum também está agora disponível em streaming, incluindo hits mais recentes, como ‘Bastidores’, de Chico Buarque, e o clássico ‘Theme from New York, New York’, com os quais ele sempre encerrava os seus shows.

Publicidade

O primeiro sucesso de Cauby foi a canção ‘Blue gardênia’, do repertório de Nat King Cole, em 1954, que no ano seguinte intitulou o primeiro LP da Columbia no Brasil, gravado metade aqui, com a orquestra de Renato de Oliveira, e metade em Nova York, com a de um dos maiores maestros de lá, Paul Weston, incluindo outra versão famosa na voz de Nat, ‘The ruby and the pearl’, que virou ‘A pérola e o rubi’.

Depois vieram a tarantela ‘Ci-ciu-ci, cantava um rouxinol’, pescada no Festival de San Remo; até chegar ao famoso samba-canção ‘Conceição’, que estourou em 1956 e foi sua marca registrada pelo resto dos seus dias. ‘Daqui para a eternidade (From here to the eternity)’, “Molambo”, ‘Tarde fria’, ‘Prece de amor’ e ‘Ninguém é de ninguém’ foram outros de seus maiores êxitos.

Nesta época, ele gravava grandes versões de hits internacionais e sambas-canções bem populares, todos sugeridos pelo seu empresário Di Veras, o homem que o lançou nos moldes de Frank Sinatra, com direito a muitos truques de marketing, à época desconhecidos por aqui. Entre idas e vindas dos EUA, onde tentou a carreira, chegou a gravar pérolas em inglês, como um tema espanholado, ‘Toreador’, para o filme ‘Jamboree’, que participou em 1957 por lá.

Publicidade

ÁLBUNS DISPONÍVEIS EM STREAMING

“Blue Gardenia” (1955), “Você, a música e Cauby”, “O Show vai começar” (1956), “Canção do rouxinol” (1956), “Ouvindo Cauby” (1956), Música e romance” (1957), “Nosso amigo Cauby” (1957), “Prece de Amor” (1958), “Seu amigo Cauby cantando para você” (1959), “O sucesso na voz de Cauby Peixoto” (1959), “Canção que inspirou você” (1961), “Cauby Canta novos sucessos” (1961), “Perdão para dois” (1962), “Tudo lembra você” (1963), “Cauby interpreta” (1964), “Cauby canta para ouvir e dançar” (1965), “Porque só penso em ti” (1965) e “Angela & Cauby Ao Vivo” (1992) – e ainda 32 produtos entre álbuns de 78 rotações, compactos simples e duplos.

COLETÂNEAS DOS ANOS 90 E 2000

“A bossa e o swing de Cauby Peixoto”, “Série Acervo Especial” e “Série Maxximum”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.