Filme de Lázaro Ramos com Taís Araújo estreia na Noruega

Longa recebeu inúmeros elogios da crítica especializada em suas passagens pelo SXSW, no Texas, e pelo Pan African Film, em Los Angeles – o filme estreia no Brasil no segundo semestre de 2021

Taís Araújo e Alfred Enoch
Taís Araújo e Alfred Enoch (Crédito: Divulgação)

O primeiro longa de Lázaro Ramos, “Medida Provisória” – que no exterior ganhou o nome de “Executive Order” – tem sido aplaudido em festivais de cinema internacionais e conquistado a crítica especializada, a exemplo do SXSW (South by Southwest), em Austin, no Texas, e do Pan African Film, em Los Angeles, ambos realizados em março.

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“Estou muito honrado com todas as críticas que nós temos recebido. Eu sempre quis que fosse uma história universal que tivesse impacto e estou muito feliz com a compreensão das pessoas”, conta Lázaro

Nesta quinta-feira, 18, o ator se prepara para a estreia em mais um festival, desta vez na Europa, no Cine Latino Bergen, na Noruega. Em abril o filme integrará o Chicago Latino Film Festival, também nos Estados Unidos – no Brasil a estreia é prevista para o segundo semestre de 2021.

No Pan African Film, o longa foi apresentado pelo festival em suas redes sociais como o “melhor filme brasileiro desde “Cidade de Deus”. Nos maiores jornais do Texas, ganhou críticas calorosas: o Austin American Statesman disse que “seu enredo torna uma distopia muito plausível”, enquanto o Austin Chronicle afirmou que o filme é “profundamente intrigante, realista e atraente e que há histórias suficientes para uma minissérie”. Outras dezenas de sites na internet também repercutiram “Executive Order”, confira uma seleção:

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“Um diretor apaixonado que promete ser uma voz importante no cinema internacional. Lázaro tem muito a dizer e precisa ser ouvido”, Slug Magazine.

“Medida Provisória coloca perfeitamente mais uma coroa na cabeça de Lázaro Ramos e mostra que o cinema brasileiro está muito vivo – e continuará a prosperar apesar de todos os desafios”, Jump Cut Online

“Com um excelente elenco, roteiro forte e personagens que interessam aos espectadores, o filme é altamente envolvente”, Monsters and Critics

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“Todo o elenco faz um trabalho fantástico em retratar o amor e a felicidade, bem como os momentos difíceis em que os personagens tentam sobreviver. Alfred e Taís são particularmente fascinantes”, Shuffle Online

“O filme é repleto de boas atuações. Especialmente seu Jorge tem uma presença física forte que pulsa vida e espontaneidade. Já Alfred Enoch faz uma transformação crível de advogado honesto em rebelde desesperado”, World Socialist Website

“Inegavelmente urgente. Lázaro e seus atores merecem elogios pela inteligência emocional do filme e pelos momentos de honestidade”, What to Watch

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“Taís Araujo como Capitú é terna e feroz, um equilíbrio difícil de dominar”, Jump Cut Online

É assustador pensar que há verdade na intolerância. A voz influente de Lázaro destaca o julgamento e a desigualdade. Suas promessas dramáticas falam de sua paixão como contador de histórias e como brasileiro”, The AU Review

“Baseado em uma peça de teatro, o filme é envolvente e angustiante e destaca as questões de raça em um contexto de gênero que mantém a tradição de temas distópicos clássicos”, Film and TV Now

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Vale lembrar que “Medida Provisória” já foi premiado em outubro de 2020, no Indie Memphis Film Festival, nos Estados Unidos, quando recebeu o troféu de melhor roteiro para Lázaro Ramos e Lusa Silvestre, e os co-roteiristas Aldri Anunciação e Elísio Lopes Jr.

O longa é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não”, de Aldri Anunciação, escrito originalmente em 2011. A trama se passa num Brasil distópico em que uma medida de reparação social afeta diretamente a vida de uma família, são eles o jovem casal Capitú (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), e o primo, o expansivo André (Seu Jorge), que, de favor, mora na casa da dupla. Certo dia, o advogado Antonio vai para a justiça propor uma medida de reparação financeira pelos tempos de escravidão no Brasil. A proposta é respondida com a medida provisória que ordena que todos os negros brasileiros (chamados no longa de “melaninas acentuadas”) voltem para a África.

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