Itália lança plataforma digital com filmes, museus, shows e espetáculos

Catálogo tem mais de 700 conteúdos, alguns gratuitos e outros pagos

Itália lança plataforma digital com filmes, museus, shows e espetáculos
(Crédito: Julian Finney/Getty Images)

A Itália lança uma plataforma digital de cinema e cultura, considerada a “Netflix no estilo italiano”, que permite acessar os filmes, museus, concertos e espetáculos que acontecem em toda a península.

Publicidade

Encomendado pelo ministério da cultura da Itália, lança ITsART que é um serviço VOD transacional e com suporte de anúncios, apresentado como o primeiro streamer desse tipo em todo o mundo. Atualmente, oferece acesso a mais de 1.250 eventos e shows ao vivo e sob demanda, que vão desde monumentos virtuais e visitas a museus até ópera, música pop, dança, teatro e filmes. Alguns são licenciados com exclusividade, todos compartilham a receita.

A partir desta semana, a plataforma digital da Itália oferece ao público europeu um catálogo com mais de 700 conteúdos culturais, de shows, concertos e museus, alguns gratuitos e outros pagos.

“Nosso objetivo é fornecer uma plataforma comum que possa atingir um público crescente de consumidores de arte e cultura italiana em todo o mundo, ao mesmo tempo que apoia o setor de artes cênicas e visuais”, disse o CEO da ITsART, Guido Casali, em uma conferência de imprensa para o lançamento europeu realizada no Coliseu de Roma.

“Agora vamos nos concentrar em elevar o nível e a profundidade de nossa oferta de conteúdo para garantir que a cultura italiana seja acessível a todos.”

Publicidade

Disponível nos 27 países da União Europeia e no Reino Unido, a plataforma digital ITsART, financiada com 19 milhões de euros (21 milhões de dólares) pelo governo da Itália, conta com a colaboração de aproximadamente cem instituições culturais de prestígio da península.

O serviço, que tem o objetivo declarado de impulsionar a disseminação do conteúdo do patrimônio artístico e cultural da Itália em todo o mundo, foi concebido durante a pandemia, quando as instituições culturais da Itália como museus, sofreram com uma queda no número de visitantes físicos e tentaram reagir com várias formas díspares de distribuição digital.

Confira abaixo algumas obras que podem ser encontradas nesse novo stream:

Publicidade

”As maiores obras de artistas do calibre de Depero e Boccioni contadas em 8 pílulas curtas dedicadas à arte: descubra o museu de arte moderna e contemporânea.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.