Representatividade e quebra de recordes: veja as principais curiosidades do Oscar 2021

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar acontece no dia 25 de abril

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2021 acontece no dia 25 de abril. No entanto, antes mesmo de começar, a 93ª cerimônia da maior premiação do cinema já está fazendo história devido as suas curiosidades.

Publicidade

Viola Davis, por exemplo, se tornou a mulher negra com mais indicações de atuação na premiação ao ter sido nomeada para a categoria Melhor Atriz por seu trabalho em “A Voz Suprema do Blues”. 

Confira as principais curiosidades do Oscar 2021:

Representatividade na categoria de Melhor Ator

Um dos destaques deste ano é a representatividade na categoria de Melhor Ator, que também incluiu o falecido Chadwick Boseman entre os indicados. Pela a primeira vez na história, um ator muçulmano e um asiático-americano vão concorrer nela, que é considerada uma das principais da noite. 

Aos 38 anos, o muçulmano Riz Ahmed irá concorrer por seu trabalho no filme “The Sound of Metal”. Anteriormente, ele  quebrou barreiras no Emmy de 2017, quando ganhou o prêmio de Melhor Ator em uma Série Limitada por “The Night Of” e se tornou o primeiro ator muçulmano a vencer na categoria de ator principal.

Publicidade

Em 2017, Mahershala Ali se tornou o primeiro ator muçulmano a ganhar um Oscar, vencendo na categoria Melhor Ator Coadjuvante por “Moonlight” e dois anos depois por “Green Book”, na mesma categoria.

Já o longa “Minari” conquistou um marco importante na premiação para o protagonista Steven Yeun. A ex-estrela de “The Walking Dead” se tornou o primeiro ator asiático-americano de ascendência coreana a receber uma indicação de Melhor Ator da Academia. 

Mulheres no poder – e na direção! 

Pela primeira vez na história do Oscar, duas mulheres foram indicadas na categoria Melhor Direção, que também é considerada uma das principais da premiação. São elas Chloé Zhao e Emerald Fennell, responsáveis pelos aclamados “Nomadland” e “Promising Young Woman”, respectivamente. 

Embora as indicações de ambas as mulheres sejam extremamente significativas, a indicação de Zhao, nascida em Pequim, também abre novos caminhos para o Oscar por conta própria. Ela é agora a primeira mulher asiática a ser indicada na categoria. 

Judas e o Messias Negro 

O filme “Judas e o Messias Negro” também fez história nesta segunda-feira (15). Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield foram indicados na categoria Melhor Ator Coadjuvante, enquanto o longa concorre em Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. 

Publicidade

Com Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler atuando como o trio de produtores, o longa se tornou o primeiro indicado a Melhor Filme com todos os produtores negros.

Idade é só um número

O ator Anthony Hopkins, estrela do longa “The Father”, provou que a idade é apenas um número ao ser indicado como Melhor Ator no Oscar 2021. Aos 83 anos, ele é agora o mais velho indicado na categoria da história, superando o recorde anterior de Richard Farnsworth, estrela de “The Straight Story”, que tinha 79 anos quando foi nomeado. 

*Texto originalmente publicado em Atrevida, da Editora Perfil Brasil.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.