Brasil estreia nos Jogos de Tóquio com seleção de futebol feminino

Publicidade

A seleção feminina de futebol abre nesta quarta-feira (21), a partir das 5h (horário de Brasília), a participação do esporte brasileiro na Olimpíada de Tóquio (Japão). A estreia é contra a China no estádio Miyagi, na cidade de Rifu, a cerca de 380 quilômetros da capital japonesa. O Brasil busca a terceira medalha olímpica na história da modalidade, após as pratas de Atenas (Grécia), em 2004, e Pequim (China), quatro anos depois.

Nas duas finais, o algoz foi o mesmo: os Estados Unidos. Na última delas, a seleção rival era comandada por Pia Sundhage, a mesma que, hoje, dirige o escrete canarinho. Pia está a frente da equipe nacional há quase dois anos e tem Debinha como artilheira, com 12 gols. A atacante, que esteve presente nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, destacou o que mudou desde que a técnica sueca chegou ao país.

Pia não confirmou o time que levará a campo diante da China. A julgar pelos últimos jogos, são duas dúvidas. Apesar de ter no elenco uma jogadora de ofício para a lateral direita, que é Letícia Santos, a treinadora atuou várias vezes com uma zagueira no setor, normalmente Bruna Benites, para dar maior liberdade aos avanços de Tamires na esquerda. Outra opção é Poliana, zagueira no Corinthians, mas lateral por muitos anos no São José e pela própria seleção. No meio, sem poder convocar Luana, contundida, a sueca pode escolher entre Júlia Bianchi e Andressinha para jogar ao lado de Formiga.

A provável escalação terá Bárbara; Bruna Benites (Letícia Santos ou Poliana); Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga, Andressinha (Júlia Bianchi) e Marta; Debinha, Bia Zaneratto e Ludmilla.

Publicidade

Treino da seleção feminina

© Sam Robles/CBF

Esportes Comandadas de Pia Sundhage pegam a China a partir das 5h (de Brasília) São Paulo 20/07/2021 – 15:09 Renata Batista Lincoln Chaves – Repórter da Rádio Nacional Tóquio 2020 Olimpíada Futebol Feminino terça-feira, 20 Julho, 2021 – 15:09 1:56

Publicidade

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.