Brasileira é a 1ª negra latino-americana a chegar ao topo do Everest

Publicidade

Neste final de semana, 16 campeões estaduais foram definidos. Tabus foram quebrados e três equipes conquistaram título inédito. No Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o tricampeonato. O São Paulo conquistou o título após oito anos. Desde 2019 não levantava um troféu. O Grêmio conquistou o tetracampeonato após 33 anos.  O Atlético de Alagoinhas conquistou seu primeiro título Baiano, em 51 anos de história.  O Real Noroeste também conquistou o título inédito no Capixaba. No Cearense, o Fortaleza conquistou seu terceiro tricampeonato.  O Grêmio Anápolis também levantou seu troféu estadual pela primeira vez, no Campeonato Goiano.  O Atlético Mineiro foi o campeão de Minas Gerais.  Em Pernambuco, o Troféu foi para o Náutico.

Mas, o destaque mesmo ficou por conta da brasileira Aretha Duarte que se tornou a primeira mulher negra latino-americana a escalar o pico do Monte Everest. O feito de Aretha, em alcançar os 8.848 metros de altitude, aconteceu neste domingo (23).

A brasileira agora é a terceira mulher negra a escalar a maior montanha do mundo, juntando-se a uma sul-africana e uma norte-americana. Natural de Campinas, em São Paulo, a alpinista já havia escalado o Monte Aconcágua, na Argentina, o maior das Américas, com quase sete mil metros de altitude, e também montanhas na Venezuela, Bolívia, Equador, África e Rússia. Aretha realizou o seu sonho depois de recolher 135 toneladas de lixo reciclável nas ruas.

Publicidade

Esportes Aretha Duarte alcançou o feito nesse domingo Rio de Janeiro 24/05/2021 – 12:15 Rádio Nacional/ Adrielen Alves Astrid Nick – da Rádio Nacional everest esporte segunda-feira, 24 Maio, 2021 – 12:15 1:48

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.