CPB confirma realização do Festival Paralímpico para dezembro

cpb-confirma-realizacao-do festival paralimpico-para-dezembro
Daniel Dias (Crédito: uda Mendes/Getty Images)

Publicidade

A edição 2021 do Festival Paralímpico está confirmada para o dia 4 de dezembro, um sábado. A proposta do evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é proporcionar a experimentação de esportes paralímpicos a crianças de 8 a 17 anos, com ou sem deficiência. O Festival será realizado, simultaneamente, em 70 cidades do país, das 8h30 às 12h (horário de Brasília). Cada sede vai oferecer três modalidades à criançada, segundo o coordenador do Desporto Escolar do Comitê, Ramon Pereira.

“Muitos alunos nossos [com deficiência] são dispensados de aulas de Educação Física por falta de informação dos ministrantes. Até por isso, os materiais esportivos [do Festival] são adaptados, servindo de exemplo aos professores de escolas regulares, que muitas vezes imaginam ser necessário um aparato especializado. Se você tem uma bola normal e a envolve em um saco plástico, consegue simular uma bola de goalball [esporte para pessoas com deficiência visual] e fazer uma atividade inclusiva”, explicou Pereira à Rádio Nacional.

Nas edições anteriores, o Festival acompanhou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, que foi celebrado na última quarta-feira (22). Devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o evento foi adiado para o fim deste ano e será realizado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, uma sexta-feira. A expectativa é reunir sete mil crianças com deficiência nas atividades, que obedecerão protocolos sanitários.

Esportes São Paulo 23/09/2021 – 08:45 Roberto Piza/Edgard Matsuki Lincoln Chaves – Repórter da Rádio Nacional Paralímpico Festival quinta-feira, 23 Setembro, 2021 – 08:45 1:56

Publicidade

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.