Delegação brasileira da Paralimpíada de Inverno de Pequim é convocada

A Paralimpíada de Inverno deste ano será realizada entre 4 e 13 de março, na sequência da Olimpíada de Inverno, que também será em Pequim

Delegação brasileira da Paralimpíada de Inverno de Pequim é convocada
(Créditos: Kiyoshi Ota/Getty Images)

A participação do Brasil na Paralimpíada de Inverno de Pequim já é histórica antes mesmo de ela começar. O país terá seis representantes no evento, o dobro da edição anterior, em Pyeongchang (Coreia do Sul), há quatro anos, e o triplo de 2014, em Sochi (Rússia), na estreia brasileira.

Publicidade

A equipe na China pode crescer, como revelou Anders Pettersson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN). Existe a possibilidade de um sétimo nome na delegação, para o snowboard. Por enquanto, o catarinense André Barbieri, estreante nos Jogos, é o único representante do Brasil nesta modalidade. Ele competirá nas provas do cross (onde o atleta encara uma pista com diferentes saltos e obstáculos) e do banked slalom (em que descida inclui a passagem por portas e curvas).

Os demais estão no esqui cross-country, modalidade na qual a briga por medalhas se dá em corridas que variam de um a 20 quilômetros na neve. Os atletas competem sentados (cadeirantes) ou de pé (amputados). Os paulistas Guilherme Rocha e Wesley dos Santos e o paraibano Robelson Lula disputarão o evento pela primeira vez, enquanto a paranaense Aline Rocha e o rondoniense Cristian Ribera vão para a segunda participação.

A dupla de veteranos, aliás, é a esperança de um inédito pódio paralímpico, de acordo com o supervisor técnico da CBDN, Gustavo Haidar. Ele destacou as medalhas conquistadas por Aline e Cristian em etapas da Copa do Mundo de esqui cross-country durante o ciclo iniciado após os Jogos de 2018.

A Paralimpíada de Inverno deste ano será realizada entre 4 e 13 de março, na sequência da Olimpíada de Inverno, que também será em Pequim.

Publicidade

Esportes Brasil terá seis representantes nos Jogos, o dobro da edição anterior São Paulo Brasil terá seis representantes na Paralimpíada de Inverno de Pequim Pequim tomará medidas contra boicote dos EUA a Jogos de Inverno 14/01/2022 – 14:18 Leila Santos / Guilherme Strozi Lincoln Chaves – Repórter da Rádio Nacional Beijing 2022 Pequim 2022 Paralimpíada de Inverno de Pequim sexta-feira, 14 Janeiro, 2022 – 14:18 1:57

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.