Dia Olímpico celebra aniversário de 127 anos do COI

Dia Olímpico celebra aniversário de 127 anos do COI
(Crédito: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Publicidade

Falta exatamente um mês para os Jogos Olímpicos de Tóquio. E também nessa data, 23 de junho, o COI, Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das olimpíadas e paraolimpíadas de verão e de inverno, completa 127 anos. Por isso, comemora-se o Dia Olímpico, dia de incentivar a comunidade a praticar atividades, para promover valores como ética, autoconfiança, responsabilidade, trabalho em equipe e respeito às regras e aos adversários.

Agora, com o novo normal, ainda não é possível praticar algumas atividades coletivas, mas uma série de lives durante esta semana não vai deixar a data passar em branco, como o canal do Sesi São Paulo no YouTube. É só acessar o perfil para saber mais.

Devido à pandemia, os Jogos de Tóquio 2020 foram adiados, mas mantiveram no nome o ano original. Foi a primeira vez na história que ocorreu esse atraso. Antes, em 1940 e 1944, as Olimpíadas foram canceladas, por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1947, surgiu a ideia de transformar o aniversário do COI em Dia Olímpico.

A Olimpíada de Tóquio será marcada por novidades. Os jogos contam com novas modalidades esportivas como beisebol, escalada, karatê, skate e surfe. Apesar de a vacinação não ser uma exigência, o COI recomenda a imunização dos atletas. Cerca de 1.800 integrantes do Time Brasil começaram a tomar vacinas no dia 14 de maio. As doses foram doadas pelo comitê e não afetaram o Programa Nacional de Imunização.

Publicidade

Essa é a 23ª participação do Brasil em Olimpíadas. O diretor de Esportes do COB, Comitê Olímpico Brasileiro, Jorge Bichara, afirma que a expectativa é que a nossa delegação tenha número recorde de participantes.

Os primeiros integrantes da delegação brasileira já estão em Tóquio. Chegaram nesse fim de semana, 10 representantes do COB que vão acompanhar a montagem da estrutura de apoio do Time Brasil e da Vila Olímpica.

E uma delegação da Organização Mundial da Saúde também já está no Japão. Junto com os organizadores do evento, eles vão fazer uma série de vistorias para analisar os riscos relacionados à pandemia. O trabalho vai até o começo do evento, no dia 23 de julho.

Publicidade

Nessa segunda-feira, os organizadores informaram que cinquenta por cento da capacidade do local da competição poderá ser ocupada pelos torcedores, limitando a até 10 mil pessoas. Somente residentes no Japão poderão assistir aos jogos nos locais de competição.

Os primeiros atletas brasileiros a embarcarem rumo ao Japão são os da canoagem slalom, no dia 6 de julho. A delegação deve ter cerca de 700 pessoas.

Esportes Brasília 23/06/2021 – 09:07 Raquel Mariano/Edgard Matsuki Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Dia Olímpico COI quarta-feira, 23 Junho, 2021 – 09:07 3:31

Publicidade

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.