Fãs de Maradona relembram gigante do futebol um ano após morte

Nascido em um bairro pobre nos subúrbios de Buenos Aires, Maradona se tornou um ícone para muitas pessoas na Argentina e em todo o mundo

fas-de-maradona-relembram-gigante-do-futebol-um-ano-apos-morte

Milhares de fãs do gigante do futebol Diego Maradona o homenagearão no aniversário de um ano de sua morte, em meio a disputas legais sobre como o astro morreu e acusações a respeito de relacionamentos passados que ameaçam manchar seu legado.

Publicidade

O campeão mundial argentino, conhecido como “Pelusa” por sua cabeleira outrora esvoaçante e “D10S” –uma brincadeira com a palavra para “Deus” em espanhol e sua famosa camisa 10– morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, devido a uma parada cardíaca.

Nascido em um bairro pobre nos subúrbios de Buenos Aires, Maradona se tornou um ícone para muitas pessoas na Argentina e em todo o mundo. Ele foi considerado um herói em Nápoles, na Itália, onde ajudou a levar um time azarão à glória nacional e europeia.

O jogador foi imortalizado em murais e estátuas, assim como em tatuagens. Crianças –meninos e meninas– foram batizadas com seu nome em sua homenagem.

“Diego nos fez sentir tantas coisas”, disse Ezequiel Rossi, professor de 34 anos na Argentina, à Reuters nesta semana. “Foi maravilhoso ver esse garoto que começou do nada e de repente tinha tudo. Ele nos fez sonhar e imaginar que também poderíamos fazer grandes coisas.”

Publicidade

A vida pessoal de Maradona foi polêmica, marcada por excessos com drogas e álcool, vários filhos e amizades com líderes políticos autoritários, incluindo Hugo Chávez na Venezuela e Fidel Castro em Cuba.

Nesta semana, uma cubana que teve um caso com Maradona duas décadas atrás, quando ela tinha 16 anos e ele cerca de 40, acusou o astro de “roubar sua infância” e de estuprá-la em uma ocasião.

“Não posso justificar o que ele fez em muitas áreas de sua vida”, disse Alejandro Sterli, um instrutor de tiro de 61 anos. “É por isso que tento separar o jogador do ser humano.”

Publicidade

O Napoli, clube o qual ele levou à vitória do Campeonato Italiano em 1987 e 1990, disputará três jogos em novembro vestindo camisetas com imagens em preto e branco de um Maradona jovem. Dois de seus outros clubes, Barcelona e Boca Juniors, competirão em uma “Copa Maradona”.

Para muitos, quinta-feira ((25) será um dia de tristeza.

“Aquele dia é o pior dia da minha vida”, disse recentemente uma de suas filhas, Dalma Maradona, no Instagram. “Sinto que esse dia não é para homenagear ou comemorar, muito menos celebrar.”

Publicidade

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.