Isaquias Queiroz e Erlon Souza avaliam treinos em Minas Gerais

isaquias-queiroz-e-erlon-souza-avaliam-treinos-em-minas-gerais

Os medalhistas olímpicos em canoagem velocidade Isaquias Queiroz e Erlon Souza ficarão até o dia 26 de fevereiro na cidade de Capitólio, Minas Gerais. É lá que, orientados pelo técnico Lauro Júnior e acompanhados pelo auxiliar-técnico Nivalter Santos, eles aproveitaram o começo do ano para mudar um pouco a rotina e aprimorar a preparação para os Jogos Olímpicos. Além dos multicampeões, também participam dos treinos os atletas Jacky Godmann, Felipe Santana e James Marcelo. O local tradicional de treinos da equipe é a cidade de Lagoa Santa, também em Minas Gerais.

Publicidade

“A lagoa lá é um pouco menor e isso acaba complicando o treinamento de grande quilometragem porque temos que dar muitas voltas. E aqui não. É importante ganhar quilometragem e ficar mais resistente para os outros tipos de treino que vamos ter”, analisou Isaquias, campeão mundial em 2019, à assessoria do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Aqui é mais isolado. A gente consegue se alimentar bem, descansar e fazer um excelente treinamento nesse formato de bolha. Foco total no treino”, explicou Erlon, à equipe do COB.

Capitólio foi uma saída encontrada pela equipe técnica para amenizar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus e as mortes do técnico espanhol Jesus Morlan e do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini. “Eu vejo que a gente se fortaleceu. Estávamos tendo grandes resultados com Jesus desde que ele chegou em 2013. O Lauro continuou esse ótimo trabalho e, em 2019, consegui meu primeiro título mundial no C1 1000m. Logo depois, a gente estava se sentindo bem preparado pra Olimpíada, e aí chegou a pandemia. Acabou tendo a complicação de mais um ano de treinamento. Para completar veio o falecimento do João Tomasini, o presidente da Confederação, com quem eu tinha uma grande amizade”, relatou Isaquias ao pessoal do COB

Publicidade
Isaquias Queiroz no primeiro dia da canoagem velocidade no Pan.
Isaquias Queiroz no primeiro dia da canoagem velocidade no Pan.

Isaquias Queiroz no primeiro dia da canoagem velocidade no Pan, em 2019. – Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

Próximo passo é a transição para raia

Em março, quando a dupla voltar à base em Lagoa Santa, vai iniciar uma nova fase de treinos específicos na raia. “Esse período em Capitólio foi de base, de volume, para ganhar resistência. O próximo passo que é a transição para a raia. Sempre procuramos melhorar alguma coisa pra chegar na técnica perfeita, qualquer detalhezinho é importante”, disse Erlon, à equipe de comunicação do COB.

“Hoje a minha preocupação é tentar manter o máximo de qualidade da remada. Melhorar a amplitude da remada, o arrasto sem fazer tanta força no braço”, contou Queiroz ao COB.

Agência Brasil

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.