Paralimpíada de Tóquio 2020 chega ao fim

Publicidade

Passou rápido demais… Os Jogos Paralímpicos de Tóquio chegaram ao fim na noite deste domingo (5) no Japão, ainda manhã no Brasil. Uma edição histórica por diversos motivos. Pelos motivos bons, como os vários recordes quebrados e histórias incríveis, mas também por fatos que a gente preferia que fossem diferentes, como ausência do público nas arenas por conta das restrições impostas no combate à covid-19. Mas o saldo que fica é amplamente positivo, principalmente para nossa delegação.

Com a prata do Alex Pires na maratona classe T46 para atletas com amputação nos membros superiores, os atletas brasileiros colocaram a cereja no bolo de uma participação como jamais se viu. Tivemos a maior quantidade de ouros em uma mesma edição com 22 e o maior total de medalhas também: 72, empatado com o desempenho no Rio em 2016. Assim como em Londres em 2012, terminamos em sétimo lugar no quadro de medalhas, nossa melhor posição.

A cerimônia de encerramento dos jogos foi uma espécie de segundo adeus a Daniel Dias. O nadador que parou de competir depois de concluir a participação em Tóquio foi o porta-bandeira do Brasil, um momento de muita emoção. Para completar, ele ainda foi eleito para o Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Internacional. Ele vai embora do Japão com três bronzes, que se somam a outros 24 pódios paralímpicos na carreira dele. Um legado que vai ficar para sempre.

Publicidade

Agora é a vez de Paris. A chama paralímpica se apagou no estádio olímpico de Tóquio e voltará a ser acesa em Paris daqui há quase três anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 2024. Até lá, esperamos que tudo esteja de volta ao normal.

Encerramos por aqui a cobertura da Rádio Nacional nesses Jogos Paralímpicos. Eu destaco que não estive sozinho aqui em Tóquio, mas acompanhado do repórter cinematográfico Rodolfo Rodrigues da TV Brasil. Estamos os dois muito cansados, mas também realizados de ter presenciado isso tudo. Esperamos que o ouvinte da Rádio, o espectador da TV, o leitor da Agência Brasil e o seguidor das redes sociais da EBC tenham gostado tanto de acompanhar o nosso trabalho, quanto a gente gostou de fazer esse trabalho. Eu sou Igor Santos e me despeço aqui. Arigato gozaimasu, muito obrigado!

Publicidade

Tokyo 2020 Paralympic Games - The Tokyo 2020 Paralympic Games Closing Ceremony
Tokyo 2020 Paralympic Games - The Tokyo 2020 Paralympic Games Closing Ceremony

© ANDRONIKI CHRISTODOULOU

Esportes Brasil termina participação em 7º lugar no quadro de medalhas Tóquio 05/09/2021 – 10:20 Bianca Paiva/Beatriz Abreu Igor Santos – Enviado Especial da EBC – Tóquio Paralimpíada Tóquio 2020 domingo, 5 Setembro, 2021 – 10:20 2:33

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.