Presidente do Benfica é detido em meio a inquérito de fraude fiscal

presidente-do-benfica-e-detido-em-meio-a-inquerito-de-fraude-fiscal

Luis Filipe Vieira, presidente do Benfica, time de futebol de maior torcida em Portugal, foi detido nesta quarta-feira (7) como parte de uma investigação sobre supostas fraude fiscal e lavagem de dinheiro, noticiou a emissora pública RTP.

Publicidade

Sem identificar Vieira, a Procuradoria-Geral disse em um comunicado que um executivo do esporte e três outros foram detidos devido a acordos de mais de 100 milhões de euros (cerca de R$ 617 milhões) que podem ter causado perdas grandes ao Estado e a várias empresas.

A Procuradoria-Geral alegou que crimes como fraude, lavagem de dinheiro e falsificação foram cometidos desde 2014, e disse que os presos comparecerão diante de um juiz nesta quinta-feira (8).

A RTP e outros veículos da mídia local disseram que o parceiro de negócios de Vieira, José Antonio dos Santos, também foi detido. Antonio dos Santos é o maior acionista individual da Benfica SAD, empresa com ações na bolsa portuguesa que administra o time de futebol profissional.

O Benfica não respondeu de imediato a um pedido de comentário da Reuters.

Publicidade

Mais cedo nesta quarta-feira (7), mais de 100 inspetores de Lisboa e outros locais fizeram buscas em casas, escritórios de advogado, a sede da empresa e um banco.

O jornal Sol disse que a investigação tem relação com empréstimos concedidos pelo banco português Novo Banco ao grupo empresarial de Vieira, e também à venda de ações da Benfica SAD – que caíram 5,2% após a notícia.

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.