Simone Biles diz não ter certeza se continuará na Olimpíada de Tóquio

simone-biles-diz-nao-ter-certeza-se-continuara-na-olimpiada-de-toquio

O futuro de Simone Biles na Olimpíada de Tóquio (Japão) ficou em dúvida nesta terça-feira (27), após ela desistir da final feminina por equipes da ginástica artística após um único salto e ver os Estados Unidos perderem o ouro para a Rússia (norte-americanas terminaram com a prata).

Publicidade

Após um desempenho decepcionante que levou a atleta a deixar a competição, Biles disse que não tem certeza se competirá na final feminina do individual geral, que acontece na próxima quinta-feira (29).

“Após a apresentação que fiz, simplesmente não quis continuar”, disse Biles, lutando contra as lágrimas ao falar com a imprensa. “Vamos ver sobre quinta-feira”, declarou.

Publicidade

“Estou apenas tentando me preparar para o próximo teste”, afirmou a norte-americana.

Foi um começo chocante e decepcionante de Jogos Olímpicos para a seleção feminina dos EUA, que esperava dominar a final, já que não era derrotada em uma grande competição coletiva desde 2011.

Mas o evento inteiro ficou de cabeça para baixo em um instante quando Biles, a campeã mundial e olímpica no individual geral, errou completamente o timing de seu salto de abertura e levou a nota baixa de 13,766.

Publicidade
Sinais

Biles já vinha apresentado sinais de que estava enfrentando dificuldades para corresponder às expectativas. Na seletiva olímpica da ginástica dos EUA, em junho, ela ficou em lágrimas ao não conseguir lidar com a frustração que sentiu com seu desempenho.

A pressão pela busca de medalhas continuou em Tóquio, e Biles publicou em suas redes sociais após a atuação pouco inspirada na classificatória do individual geral, no último domingo (25), que sentia carregar o peso do mundo nos ombros.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Simone Biles (@simonebiles)

Publicidade

“Não foi um dia fácil ou o meu melhor dia, mas eu superei”, escreveu ela em sua conta no Instagram. “Eu verdadeiramente sinto que tenho o peso do mundo sobre meus ombros às vezes”.

Pressão

“Sei que ignoro isso e faço parecer que a pressão não me afeta, mas, caramba, às vezes é difícil hahaha!”, afirmou.

“A Olimpíada não é piada!”, declarou a norte-americana.

Publicidade

Biles se classificou para todos os eventos em Tóquio e, além do individual geral, competirá nos quatro aparelhos na segunda semana dos Jogos.

Sem ter mais a possibilidade de conquistar seis medalhas de ouro, ela ainda pode igualar o recorde da ginasta russa Larisa Latynina, que conquistou nove ouros em três edições dos Jogos Olímpicos: Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964.

Porém, a norte-americana indicou que algumas coisas são mais importantes que medalhas. “Não confio mais em mim mesma”, declarou Biles. “Tenho que me concentrar na minha saúde mental”, concluiu.

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.