Tenista japonesa Naomi Osaka acende Pira Olímpica

Tenista japonesa Naomi Osaka acende Pira Olímpica
Tenista japonesa Naomi Osaka (Crédito: Laurence Griffiths/Getty Images)

Publicidade

Após adiamento de um ano, a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio aconteceu nesta sexta-feira (23) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital Tóquio. Na abertura da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, a tenista japonesa Naomi Osaka foi a responsável por acender a Pira Olímpica portando a Tocha Olímpica.

Logo após os discursos do presidente do COI, Thomas Bach, e da presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, o imperador Naruhito, autoridade máxima do país, declarou oficialmente aberto os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Posteriormente, a bandeira olímpica foi hasteada ao lado da bandeira japonesa. Na sequência, tivemos o revezamento da Tocha Olímpica, que terminou nas mãos de Naomi Osaka.

Com um minuto de silêncio, a festividade aproveitou para homenagear as vítimas em todo o mundo acometidas pela covid-19. Além disso, tivemos a apresentação de atletas se exercitando de forma isolada, representando a dificuldade dos competidores de treinar em meio à pandemia.

Conforme a tradição, a Grécia foi a primeira delegação a desfilar no evento. Na sequência, tivemos a delegação de refugiados. O Brasil foi 151º a se apresentar.

Publicidade

Dos 302 competidores brasileiros classificados para os Jogos, apenas quatro desfilaram, medida tomada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) visando a prevenção do contágio de covid-19. Deste total, o jogador de vôlei Bruninho e a judoca Ketleyn Quadros foram os porta-bandeiras do Time Brasil.

Após o desfile, foi a vez do juramento dos atletas, que acontece desde os Jogos Olímpicos de Antuérpia (1920, na Bélgica), prometendo competir de maneira limpa e justa.

Esportes Cerimônia de abertura dá início aos Jogos de Tóquio Rio de Janeiro Japão declara abertos os Jogos Olímpicos de Tóquio 23/07/2021 – 13:55 Renata Batista Rafael Monteiro – Repórter da Rádio Nacional Tóquio 2020 Olimpíada sexta-feira, 23 Julho, 2021 – 13:55 1:41

Publicidade

(Agência Brasil)

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.