Tóquio 2020: mídia foi o elo entre o mundo e as competições

Tóquio 2020 mídia foi o elo entre o mundo e as competições
(Crédito: Naomi Baker/Getty Images)

Publicidade

No domingo, em uma bela cerimônia de encerramento, foram finalizados os jogos olímpicos de Tóquio. Em um momento muito conturbado pela pandemia, pela primeira vez os jogos foram realizados sem público.

A responsabilidade da mídia foi grande, o elo real de ligação entre o mundo e as atividades. O Brasil teve uma boa participação, bateu o recorde de medalhas, foram 21, divididas em 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, ficando na 12º colocação.

Podemos destacar alguns fatos interessantes: as conquistas inéditas, com o ouro de Rebeca Andrade, na ginástica artística e o bronze no tênis com a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi; no surf, Ítalo Ferreira; no skate, Rayssa Leal, Kelvin Hoefler, Pedro Barros. Além disso, tivemos a demonstração de garra de Ana Marcela Cunha, ouro na maratona aquática, e Isaquias Queiroz, no C1-1000. Vimos o bicampeonato de Martine Grael e Kahena Kunzem na vela; o futebol masculino também foi bicampeão; no boxe, Hebert Conceição foi ouro, Bia Ferreira, prata, e Abner Teixeira, bronze. No atletismo dois bronzes, com Thiago Braz, no salto com vara, e Alison dos Santos, nos 400 metros com barreiras.

O voleibol feminino deu uma aula de fair play, valorizando a medalha de prata e reconhecendo a superioridade dos Estados Unidos. O que não ficou bonito foi ver a seleção de futebol masculino receber a medalha de ouro sem a parte de cima do abrigo, enquanto a Espanha e México estavam impecáveis.

Publicidade

No balanço final todos são vencedores, principalmente pelo momento atípico. Agora é pensar um ciclo mais rápido, de três anos, até Paris. A partir do dia 4 de agosto. o Brasil começa a disputa nos jogos paralímpicos que seguirão até 5 de setembro.

Esportes Rio de Janeiro EUA terminam Olimpíada de Tóquio no topo do quadro de medalhas 09/08/2021 – 17:44 GT Passos Wagner Gomes – Repórter da Rádio Nacional Tóquio 2020 jogos olímpicos segunda-feira, 9 Agosto, 2021 – 17:44 1:47

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.