Três atletas acendem Pira Paralímpica dos Jogos de Tóquio

Publicidade

A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Tóquio (Japão) aconteceu nesta terça-feira (24) no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa. O imperador Naruhito, autoridade máxima do país, declarou oficialmente abertos os Jogos. Três japoneses levaram as tochas acenderam a Pira Paralímpica: Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas), Shunsuke Uchida, da bocha, e Karin Morisaki, do halterofilismo.

Discursaram no evento, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons e a presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto

No desfile, o Brasil foi representado pelos porta-bandeiras o paraibano Petrúcio Ferreira, do atletismo, e a paulista Evelyn Oliveira, da bocha, medalhistas de ouro na Rio-2016. Eles representaram a delegação nacional composta por 260 atletas, sendo 164 homens e 96 mulheres.

Na apresentação artística, o evento contou com a performance de Karakuri, que é um teatro de marionetes, que envolveu dezenas de bailarinos. Posteriormente, foi a vez dos Agitos Paralímpicos aparecerem.

Publicidade

Além disso, tivemos a apresentação da “A Pequena Monoasa”, que foi interpretada pela japonesa Yui Wago, de 13 anos. Ela mostrou que todos podem voar.

A bandeira do movimento paralímpico foi hasteada ao lado da bandeira japonesa. O símbolo olímpico foi levado por atletas, que representaram os continentes e o país-sede. O colombiano Fabio Torres, do halterofilismo, foi o representante das Américas.

Atletas acendem tochas olímpicas na inaguração dos jogos de Tóquio 2020.

Publicidade

© Athit Parawongmetha/Reuters/Direitos reservados

Esportes A Cerimônia de Abertura da Paralimpíada de Tóquio foi realizada hoje Rio de Janeiro 24/08/2021 – 11:55 Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki Rafael Monteiro – Repórter da Rádio Nacional Paralimpíada Tóquio 2020 terça-feira, 24 Agosto, 2021 – 11:55 1:32

(Agência Brasil)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.